João Queiroz ilustra vinhos da Herdade do Esporão

João Queiroz ilustra vinhos da Herdade do Esporão


O artista plástico João Queiroz ilustrou garrafas de vinho com reproduções de obras originais.


A Herdade do Esporão convidou o artista plástico para se associar ao lançamento dos vinhos Esporão Reserva Branco e Esporão Private Selection Branco, com a ilustração dos rótulos das garrafas de 2014. A tradição vem desde 1985, altura em que os responsáveis da herdade resolveram unir as culturas universais do vinho e da arte.

João Queiroz explica que “quis representar a vinha ordenada, fruto do trabalho humano, na sua relação complexa com a atmosfera, a luz, a terra e a água e, em primeiro plano, a memória da videira selvagem com o seu comportamento natural”.

A Herdade já contou com a colaboração de inúmeros artistas portugueses, entre outros, Manuel Cargaleiro, Dórdio Gomes, João Hogan, Júlio Resende, Júlio Pomar, José de Guimarães, Artur Bual, Luís Pinto Coelho, Julião Sarmento, Graça Morais, Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft e Alberto Carneiro.

Segundo os responsáveis da casa, estes novos vinhos são marcados por um Inverno húmido seguido de um Verão ameno, com grandes amplitudes térmicas, o que terá possibilitado um “bom desempenho na maturação”. Os enólogos, o luso-australiano David Baverstock e Sandra Alves, revelam que são vinhos que apresentam perfis e filosofias bem distintas.

Enquanto o Esporão Reserva Branco 2014 se apresenta como um clássico do Alentejo que resulta da selecção das castas DOC Alentejo, Arinto, Antão Vaz e Roupeiro, e da casta internacional Semillon, o Private Selection Branco é o vinho branco mais exclusivo e pretende desafiar o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo, elaborado unicamente a partir da casta Semillon. Este último é descrito pela casa como “um vinho marcado pela fruta madura com registo tropical, combinado com discretas notas provenientes da tosta da madeira de carvalho francês, num conjunto amplo, complexo e harmonioso.

No palato é untuoso, rico e elegante, intenso e com muita persistência na boca”. O Reserva Branco é referido como tendo “um aspecto cristalino e cor palha com reflexos esverdeados, este vinho sugere aromas ricos com notas de toranja e pêssego. Na boa é cremoso mas complexo, revelando um excelente equilíbrio preenchido pela fruta, alguma mineralidade e um final longo e fresco”.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra.