A Câmara de Lisboa está a preparar um relatório para conhecer o impacto que o turismo tem tido na cidade, após o crescimento do número de visitantes nos últimos anos, anunciou esta terça-feira o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado.
O responsável falava na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, num momento de perguntas à Câmara feitas pelos deputados municipais.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, deputado municipal pelo PSD, mostrou-se preocupado em relação à “sustentabilidade do território face ao aumento do turismo”, questionando o executivo sobre o que pensa fazer “para evitar que haja um novo êxodo de lisboetas para fora do centro da cidade”.
Referindo que o turismo “preocupa ou deve preocupar todos”, Manuel Salgado assegurou que o executivo municipal tem feito “uma reflexão que é importante em relação à perspectivação do futuro”.
O vereador afirmou que “se houver problemas é por concentração específica [de alojamento turístico] em determinadas áreas da cidade”, referindo as zonas de Belém, Parque das Nações, Baixa-Chiado e os bairros históricos.
Para Manuel Salgado, é necessário “ter em conta a importância do turismo na criação de emprego e da reabilitação do edificado”. Esta área, acrescentou, teve um “aumento exponencial nos últimos cinco anos”.
Ainda dentro do mesmo tema, os deputados Diogo Moura (CDS-PP) e Carlos Silva (PCP) Santos quiseram saber em que fase está o anunciado regulamento municipal para regulamentar a actividade dos ‘tuk tuk’.
De acordo com o vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, “as decisões serão reconhecidas em breve”. Quanto ao atraso na apresentação do regulamento, o autarca referiu que “mais vale um bom regulamento que chegue mais tarde do que um apressado”.
Lusa