Top 10 das viagens gastronómicas de Portugal – Alentejo – Alqueva

Top 10 das viagens gastronómicas de Portugal – Alentejo – Alqueva


Dois dias descontraídos no Alentejo, passeando pelas ruas brancas do Património Mundial.


8. Relaxar no Alqueva

Dia 1

 – Visita à cidade de Évora, Património da Humanidade. A não perder o Museu de Évora, a Sé, a Universidade, o Templo Romano e o Convento dos Loios.
 – Almoço na cidade

Os sabores alentejanos conquistam à primeira garfada, se não ao primeiro aroma. Destacamos a Açorda Alentejana, a Sargalheta de Toucinho à moda de Évora, a Sopa de Cação, o Coelho Manso à moda do Convento de Santa Clara, as Migas com Carne de Porco, os Pezinhos de Porco de Coentrada. Nas sobremesas são típicos o Bolo do Convento de Santa Clara, o Bolo Rolão, as Queijadas, a Encharcada do Convento de Santa Clara, a Sericaia, o Torreão Real de Évora, o Pão de Rala e outros doces de ovos, amêndoa e chila.

 – Visita à a vila medieval preservada de Monsaraz com paragem na Adega Cooperativa de Reguengos ou na Herdade do Esporão (Rota dos Vinhos do Alentejo).
 – Passeio de barco na Albufeira do Alqueva e visita ao Museu da Aldeia da Luz ou a Mourão, para apreciar a melhor vista sobre o maior lago da Europa. Jantar em Mourão

As açordas imperam na Região: Açorda de Cação, de Peixe do Rio, de Tomate, de Alho ou de Beldroegas. Se o tempo estiver quente pode optar por um Gaspacho. Também  o Ensopado de Borrego, Borrego Assado no Forno, Cozido de Grão, a Sopa da Panela, o Cozido de Carnes, as Migas com Carne do Alguidar, são especialidades a não perder. Na doçaria a sugestão vai para o Bolo Rançoso, o Bolo Podre, o Bolo Real, os Bolos Fintos ou os Bolos Folhados.

 

Dia 2

 – Visita a São Pedro do Corval, um dos maiores centros de olaria da Península Ibérica.
 – Passeio dos três castelos: Alandroal, Terena e Juromenha, óptimos miradouros sobre a região. Almoço no Redondo e visita à Enoteca e Museu do Vinho.
 – Visita a Vila Viçosa para ver o Palácio dos Duques de Bragança.
 – Visita a Borba, conhecida pelo excelente vinho e pelos monumentos em mármore: Chafariz das Bicas, a Igreja Matriz e Convento das Servas de Cristo.
 – Terminar em Estremoz e dormir num castelo transformado em Pousada.

À refeição não perca a afamada Carne de Porco à Alentejana, o Ensopado de Borrego, as Açordas ou as Migas. Na hora de escolher o doce, opte por um Pastel de Toucinho ou qualquer outros dos conventuais da região.

 

{relacionados} Artigo escrito ao abrigo da parceria entre a Aptece com o Jornal i.