Há um hotel na província de Asti, em Itália, que é gerido por um quadro de funcionários com Síndrome de Down. A ideia partiu de da ONG “Associazione Albergo Etico” que procura dar oportunidades de trabalho a pessoas com a síndrome de Down.
O hotel de três estrelas tem o mesmo nome da fundação e foi inaugurado há um mês. O objectivo é que dentro de um ano se converta em quatro estrelas. O Albergo Etico está localizado no centro da cidade, perto do “Parque della Resistenza”, um jardim que fica perto da tradicional Piazza Alfieri.
É composto por 26 quartos, com um total de 60 camas, e um restaurante com capacidade para 50 pessoas. Tem ainda um jardim e um espaço de coworking aberto tanto para clientes, como para moradores da cidade. O preço individual da estadia é a partir de 70 euros.
O projecto surgiu depois de um jovem com Síndrome de Down, que se identifica como Nicolás, ter feio um estágio no restaurante Tacabanda, também em Asti. A experiência de Nicolás mudou a vida dele e a de outros companheiros da Casa Montessori, um lar para jovens com a síndrome. Criaram a Associação Alberto Etico e, a partir dela, estabeleceram o projecto do hotel.
Segundo o jornal italiano “La Repubblica”, além da possibilidade de terem experiência de trabalho, estes funcionários aprendem ainda a viver sozinhos, a gerir o seu próprio salário e a trabalhar em grupo. "A intenção é formar novos profissionais no sector turístico em Itália, ajudando-os a conquistar a autonomia pessoal indispensável para vencer no mundo do trabalho".