Um filme, publicado pelo “The Sun” está a chocar o país e a família real. A rainha Isabel II surge a fazer a saudação Nazi, em 1933. Tinha sete anos e estava acompanhada pela mãe e pela irmã.
O Buckingham Palace já se pronunciou e diz-se desapontada com a divulgação do vídeo. Pretende saber como é que o filme foi encontrado.
"A maioria das pessoas vai ver as imagens e adaptá-las a um contexto. Trata-se de um momento em família. Naquela altura, ninguém iria adivinhar o que Hitler iria provocar no mundo. Insinuar algo em contrário é desonesto e enganador", afirma.
O “The Sun” recusou-se a dizer onde arranjou o filme. Justifica-se apenas, dizendo que “era uma história importante e interessante”
O filme a preto e branco dura cerca de 17 segundos e apresenta a Rainha a brincar com um cão, nos jardins de Balmoral, explica a mesma publicação. Quando o Rainha Mãe ergue a mão para fazer a saudação Nazi, Isabel II imita o gesto. O Príncipe Eduardo VII repete o mesmo.
Não se sabe em que situação exacta foi filmado o vídeo, mas julga-se que tenha sido gravado em 1933 ou 1934, quando Hitler começava a firmar a sua posição como Fuhrer da Alemanha.
Segundo a BBC, o Buckingham Palace não nega que o filme seja autêntico, mas há “questões sobre como foi divulgado que têm de ser apuradas”.
Entretanto, o ex-assessor de imprensa do Palácio real já admitiu que isso iria ser investigado.
O editor do “The Sun”, Stig Abell, está surpreendido com a reacção do Buckingham Palace. “Nunca imaginei que dissesse que o filme foi ‘explorado’”.
Nas redes sociais não tardaram as reações enfurecidas de vários súbditos contra o tablóide britânico, pedindo a proibição da públicação do "The Sun" no Reino Unido.
<