Festival de Gastronomia na Sertã. Maranho e tradição

Festival de Gastronomia na Sertã. Maranho e tradição


Começa hoje a 5ª edição do Festival de Gastronomia do Maranho com o maranho a servir de mote para potenciar a gastronomia local.


Os organizadores garantem que a gastronomia e a tradição voltam a estar em sintonia na 5ª edição deste festival que pretende “potenciar e enaltecer a gastronomia e os sabores da cozinha tradicional local, assim como, dar a conhecer a região”.

O Festival de Gastronomia do Maranho 2015, organizado pela Câmara da Sertã, vai decorrer entre hoje e 19 de Julho na vila e inclui uma conferência com o tema "Gastronomia & Tradição", uma visita a um produtor local de maranho e um show cooking com o chefe Hélio Loureiro.

Entre outras iguarias, os visitantes poderão provar bucho recheado, sopa de peixe do rio, cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim, filhós, coscoréis e merendas doces. Os vinhos também vão ter uma presença forte nesta mostra, que, a par de outros produtos locais, funcionam como elementos potenciadores dos sectores do Turismo e do Comércio do concelho da Sertã. 

O presidente da Câmara da Sertão, José Farinha Nunes, explica que o maranho é “um produto depositário de uma herança cultural e etnográfica muito própria. É um produto que importa defender e divulgar, dando-lhe visibilidade e permitindo que a sua fama atravesse as fronteiras da região”. O autarca acrescenta que “a história deste produto está intimamente ligada à da própria Sertã. Já desde o século XIX é confeccionado e muito apreciado pelas gentes do concelho, que lhe souberam dar o sabor único e tradicional apresentado, ainda, hoje em dia”.