Cada consumidor está a pensar em gastar em média 167 euros com os saldos de Verão. Esta é uma das conclusões do estudo do IPAM – The Marketing School.
O documento revela que, em comparação com igual período do ano anterior, são mais os consumidores (98% do total de inquiridos) que vão aproveitar o período de rebaixas para fazer compras. “Enquanto que, este ano são apenas dois por cento aqueles que admitem não fazer compras nos saldos, esse número, em igual período de 2014, ascendia a quase 20% dos respondentes”, revela em comunicado.
A procura por produtos a preços apetecíveis é a principal razão (indicada por 87% dos inquiridos) que levará os consumidores às lojas durante o período de saldos, "um facto que reforça a ideia de que os portugueses são cada vez mais “promodependentes”.
No que concerne aos gastos, a maioria dos inquiridos (54%) admite que a factura a pagar pelas compras nos saldos deverá ser idêntica à despesa efectuada em igual período de 2014. Um terço dos inquiridos (36%) prevê ser mais contido, gastando menos que no ano anterior. Roupa (96 %) e sapatos (74%) são os produtos que os consumidores mais tencionam comprar neste período.
Recorde-se que, a 1 de Março entrou em vigor a nova lei dos saldos que permite às lojas saldar stocks em qualquer altura do ano. O estudo do IPAM procurou perceber o impacto que a alteração legislativa gerou na atitude de consumo dos portugueses. A maioria dos inquiridos (59%) admite que não se apercebeu de quaisquer alterações nos saldos de Verão deste ano – sendo estes os primeiros em que, na prática, a legislação se faz sentir; 57% dá conta de que a nova lei não teve impacto no momento de compra nem, para 88%, na selecção do local de compra.