"Retrato de Rapaz" é o livro que, um ano após a publicação, vale a Mário Cláudio o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Este é o segundo título de uma trilogia, iniciada com "Boa Noite, Senhor Soares" e que entretanto terminou com "O Fotógrafo e a Rapariga".
O prémio foi entregue pelo júri constituído por José Correia Tavares, Ana Paula Arnaut, Isabel Cristina Mateus, Maria João Cantinho, Miguel Miranda e Miguel Real e volta a distinguir Mário Cláudio, 30 anos depois de o autor ter recebido o galardão por "Amadeo".
O novo livro de Mário Cláudio (pseudónimo de Rui Barbot Costa), "Astronomia", que será divido em três partes: "Nebulosa", "Galáxia" e "Cosmos". A publicação, pela Dom Quixote, está prevista para Setembro.
Nesta edição, eram finalistas as obras "Os Memoráveis", de Lídia Jorge, "Cláudio e Constantino", de Luísa Costa Gomes, "Retrato de Rapaz", de Mário Cláudio, "No Céu não há Limões", de Sandro William Junqueira, e "Impunidade", de H.G. Cancela.
Este Grande Prémio tem o valor de 15 mil euros.