O vídeo mostra um suposto casal homossexual a andar de mãos dadas pelo centro de Moscovo. O Objectivo era testar as reacções e, como se vê, não foram as melhores.
Ao longo da gravação, o casal sofreu várias ofensas e até mesmo um empurram.
Activistas dos direitos homossexuais estão agora a usar a internet para mostrarem o descontentamento relativamente às políticas russas. Ainda assim, o vídeo não foi gravado por activistas, mas sim por um grupo humorista popular na Rússia – ChebuRussiaTV.
"Fiquei chocada com as reacções. Foram loucas. A cada cinco minutos recebíamos uma reacção ofensiva", disse à BBC Nikita Rozhdesev, uma das realizadoras do vídeo. "Não sabíamos que tantas pessoas iriam assistir, mas sabíamos que as pessoas que assinam o canal se interessariam pelo tema."
Rozhdesev disse que o grupo filmou por duas ou três horas em locais turísticos no centro da cidade. Segundo a mesma fonte, o casal (dois actores que, na vida real, não são homossexuais, nem são casal) chegou mesmo a ficar com medo dos confrontos dos estranhos – situação que teria sido muito pior se tivessem visitado bairros mais conservadores, justifica.
O vídeo, de três minutos e meio, gerou um grande debate online, principalmente na Rússia, com mais de 20 mil comentários no vídeo do YouTube. Além de que já tem, desde segunda-feira, mais de 6 milhões de visualizações.