Grécia. BCE decide aumento da linha de liquidez amanhã

Grécia. BCE decide aumento da linha de liquidez amanhã


O assunto está na agenda da habitual reunião de dois dias que acontece entre hoje e amanhã em Frankfurt.


O Conselho de Governadores do BCE está reunido em Frankfurt com a questão grega na agenda do encontro. Os Governadores terão que decidir sobre o aumento da linha de liquidez de emergência (ELA) aos bancos gregos, e deverão comunicar amanhã se há ou não aumento da verba disponível para as instituições financeiras.

A instituição liderada por Mario Draghi não quer tomar decisões antes de o Parlamento grego votar as medidas prioritárias acordads com os credores, uma vez que o BCE precisa de garantias de que o governo vai mesmo ter liquidez para depois fazer os reembolsos necessários. Um economista do Credit Agricole afirmou esta manhã à Bloomberg que acredita que o BCE vai manter inalterado o montante disponível da ELA até à votação do Parlamento grego, e que "ao começará a elevar a seguir, sempre passo a passo e condicionado pela implementação do programa", afirmou.

O mesmo especialista referiu que esse montante deverá começar a ser aumentado ainda esta semana, uma vez que não acredita que "o BCE aceite um atraso no pagamento de dia 20 de Julho", quando Atenas tem que reembolsar mais de 3 mil milhões de euros.

Enquanto isso, os bancos gregos continuam fechados, pelo menos até esta quinta-feira, segundo fonte oficial do Ministério das Finanças.