Em entrevista a uma rádio australiana, o antigo ministro das Finanças grego afirmou que os credores estão a vingar-se de Tsipras e que o primeiro-ministro de Atenas está amaldiçoado.
“A troika garantiu que a Grécia vai engolir cada palavra de crítica contra os credores que foi dita nestes últimos cinco anos. Não apenas nestes seis meses em estivemos no Governo, mas nos cinco anos antes disso”, afirmou Yanis Varoufakis em entrevista esta manhã.
“Isto não tem nada a ver com economia. Não tem nada a ver com o facto de tentar colocar a Grécia no caminho da recuperação. Isto é um novo Tratado de Versalhes que está a perseguir a Europa novamente, e o primeiro-ministro sabe disso. Ele sabe que está amaldiçoado se o aceitar, e que está amaldiçoado se o não aceitar”, afirmou ainda o economista.
Sobre a transferência de 50 mil milhões de activos patrimoniais, Varoufakis foi peremptório. “No golpe de Estado de 1967 as armas escolhidas para derrubar a democracia foram os tanques. Bom, desta vez são os bancos”.
Na mesma ocasião, o antigo ministro reafirmou também a convicção de que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, quer a Grécia fora do euro para assustar a Itália e França. Schäbule considera o Grexit “essencial para o seu plano para a Europa”, acusa Varoufakis.