Aos 19 anos, Mario Vargas Llosa casou com a sua tia Júlia – um episódio da vida do genial escritor peruano que muitos anos depois daria origem ao magnífico livro “A Tia Júlia e o Escrevedor”. Aos 79 está a caminho de casar com Isabel Presley, a tia de Espanha. Se isto der um livro tão bom como quase tudo o que Vargas Llosa escreveu, para o mundo valeu a pena – desde que não saia daqui uma sequela de “As Aventuras da Menina Má”. Claro que o casamento entre o Nobel e a socialite só acontecerá se Patricia, com quem Llosa casou aos 29 anos, aceitar rapidamente o divórcio. É difícil que isso aconteça porque Patricia não achou graça ao anúncio da “relação” e enviou um comunicado à imprensa a explicar que estava surpreendida com as notícias, continuava casada com Mario e ainda muito recentemente tinham festejado as chamadas bodas de ouro.
A última aparição pública do agora casal mais famoso de Espanha foi em Lisboa, na festa de anos do presidente da Câmara do Comércio, João Flores. A “Hola” tem fotografias de Mario e Isabel a passearem de mãos dadas no porto de Lisboa, a beijocarem-se e a trocarem carinhos. “A nossa relação vai muito bem”, disse Vargas Llosa, naquela que foi a sua única declaração sobre o seu novo estatuto de apaixonado. “Prefiro não falar da minha vida privada e essa é a mesma ideia da Isabel.”
A “Hola”, que obteve o exclusivo do anúncio da relação – aliás, a “Hola” obtém quase todos os exclusivos relacionados com a vida de Isabel Presley, ex-mulher de Julio Iglésias, ex-mulher do marquês de Griñon, viúva do ex-ministro Miguel Boyer – há umas semanas, “surpreendendo” o casal num almoço privado num “restaurante romântico” em Madrid. Nessa altura, Mario Vargas Llosa confirmou que estava separado. “A única coisa que digo é que estou separado e não tenho mais declarações a fazer sobre a minha vida privada”, disse Llosa, naquele que foi o seu estrondoso baile de debutante na imprensa
cor-de-rosa.
Patricia respondeu mal viu as fotos na “Hola”. Ou, segundo o “El Mundo”, a sua filha Morgana, fotógrafa, a viver no Peru, respondeu por ela. “Os meus filhos e eu estamos surpreendidos com as fotos que apareceram hoje numa revista do coração. Há apenas umas semanas estivemos com toda a família em Nova Iorque a celebrar os nossos 50 anos de casados e a cerimónia de doutoramento na Universidade de Princeton. Pedimos que respeitem a nossa privacidade”, escreveu Patricia (ou Morgana por ela) em comunicado à imprensa.
Vargas Llosa só se mexeu para confirmar a relação com Isabel Presley, embora continue casado. A “Hola” diz que em Lisboa, Presley, na festa de anos do presidente da Câmara do Comércio, esteve “glamorosa e fascinante, com um macacão branco que lhe assentava como uma luva, impactante e com estratégicas transparências”. Mario e Isabel fizeram no dia seguinte um cruzeiro no Tejo. Tudo isto dava uma pequena conversa na Catedral, aquela cervejaria em Lima onde Vargas Llosa situou a sua obra-prima.