Froome rouba amarela a Cancellara

Froome rouba amarela a Cancellara


Etapa atribulada termina com vitória de Purito Rodríguez. Rui Costa cai e perde tempo


O britânico Chris Froome é o novo camisola amarela da Volta a França em bicicleta. O líder da Sky foi segundo na terceira etapa, que terminou no topo do Mur e Huy, atrás do espanhol Purito Rodríguez, e ascendeu ao primeiro lugar da classificação geral, com apenas um segundo de vantagem sobre Tony Martin.

Numa etapa marcada por uma queda feia que afectou dezenas de ciclistas e forçou a organização da corrida a neutralizar e parar a tirada, os ventos e o ritmo forte nos últimos quilómetros voltaram a deixar marcas. Cancellara só se aguentou um dia na liderança e não conseguiu superar as consequências da queda.

Froome ganhou onze segundos para Nibali, Quintana e Valverde, enquanto Alberto Contador chegou 18 segundos depois. Rui Costa, também afectado na queda, perdeu contacto com o grupo da frente nos últimos quilómetros, e chegou a 1'13'' do vencedor, ao lado de Tiago Machado.

Na classificação geral, Froome tem um segundo de vantagem sobre Tony Martin e 13'' sobre Van Garderen. Entre os favoritos, Alberto Contador é oitavo a 36 segundos, Nibali 13.º a 1'38'', Valverde 16.º a 1'51'' e Nairo Quintana 17.º a 1'56''. Apesar de tudo, Rui Costa subiu vários lugares e é agora 30.º, a 3'10'' da liderança.

Fabio Cancellara acabou por terminar na 188.ª posição da etapa a 11'43''. Na geral caiu para o 109.º posto, a 11'01'' de Froome.