Euro tomba quase 1% com Grécia a pressionar

Euro tomba quase 1% com Grécia a pressionar


A moeda única está a escorregar e já vale apenas 1,1020 dólares


Em linha com o que está a acontecer no mercado de capitais e no mercado da dívida, o cambial também está a ser pressionado pelos acontecimentos recentes na Grécia. Está a ser uma segunda-feira tingida de vermelho nas principais praças europeias, e o euro seguia a tombar 0,85% para valer apenas 1,1020 dólares, o valor mais baixo em um mês. 

A pressionar tem estado a incerteza em relação ao que acontece agora na Europa, numa altura em que os vários líderes se manifestam pouco optimistas em relação a um acordo com a Grécia, porque, dizem, a vitória do 'não veio "complicar a situação".

Ao início da manhã soube-se que Yanis Varoufakis, o ministro das Finanças grego, tinha apresentado a demissão do cargo para "facilitar as negociações entre a Grécia e os credores". O dia de hoje fica marcado por várias reuniões a nível europeus – governadores do BCE, líderes das instituições europeias, líderes da Alemanha e de França – e também pela expectativa de que amanhã, terça-feira, o primeiro-ministro grego apresente uma lista de propostas aos líderes europeus.