Nigéria. Rapariga adolescente faz-se explodir em atentado com 12 mortos

Nigéria. Rapariga adolescente faz-se explodir em atentado com 12 mortos


“O bombista era uma rapariga com cerca de 15 anos, que foi vista perto da mesquita quando os fiéis se preparavam para as orações da tarde”.


Uma rapariga adolescente fez-se explodir na quinta-feira numa mesquita no nordeste da Nigéria, afirmaram esta sexta-feira testemunhas citadas pela agência France Presse (AFP).

"O bombista era uma rapariga com cerca de 15 anos, que foi vista perto da mesquita quando os fiéis se preparavam para as orações da tarde", declarou o vigilante Danlami Ajaokuta, acrescentando que 12 pessoas morreram e sete ficaram feridas.

"As pessoas pediram-lhe para abandonar o local porque ela não tinha razão para estar ali, e não estavam confortáveis com a sua presença por causa da vaga de ataques suicidas por mulheres e raparigas membros do [grupo extremista] Boko Haram", declarou à AFP.

"Ela afastou-se inicialmente, mas quando as pessoas entraram na mesquita para as orações ela correu de longe, entrou na mesquita e fez-se explodir", acrescentou, corroborando o testemunho do residente Gajimi Mala.

Os ataques não foram imediatamente reivindicados, mas o grupo extremista nigeriano Boko Haram tem usado vítimas que captura, incluindo crianças, como bombas humanas, e a zona onde estes aconteceram tem sido a mais atingida pela violência do grupo.

O ataque acontece dias após militantes do Boko Haram terem morto a tiro pelo menos 145 pessoas em três aldeias do estado nigeriano de Borno, abatendo fiéis muçulmanos durante o mês sagrado do Ramadão num dos ataques mais sangrentos do grupo desde o início do mandato do Presidente Muhammadu Buhari.

Lusa