Reabilitação urbana. Proprietários vão ter acesso a novo programa de financiamento

Reabilitação urbana. Proprietários vão ter acesso a novo programa de financiamento


O financiamento poderá chegar aos 90% e o prazo máximo do empréstimo será de 15 anos, com uma taxa fixa de 2,9%.


Os proprietários vão ter acesso a um novo programa de financiamento para a reabiltação urbana no valor de 50 milhões de euros. Esta verba vai estar disponível a partir do próximo dia 9 de Julho.

O programa conta com o apoio do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa e irá permitir o acesso a financiamento aos particulares que pretendam reabilitar, de forma integral, as habitações com mais de 30 anos. O financiamento poderá chegar aos 90% e o prazo máximo do empréstimo será de 15 anos, com uma taxa fixa de 2,9%.

"Esta medida vem preencher uma falha de mercado e visa facilitar o acesso a financiamento em condições favoráveis com vista a dar um novo impulso à regeneração Urbana", lembra o presidente da câmara de Braga.

Para Ricardo Rio, este projecto revela-se “extremamente oportuno” numa altura em que a regeneração urbana é um tema que está “em cima da mesa das grandes cidades”, lembrando ainda que, "os centros históricos estão a sofrer “uma degradação acelerada” e para que o paradigma seja alterado “a iniciativa terá que partir dos privados”, sendo que os Municípios deverão ter “um papel facilitador” em todo o processo.