Syriza vai apelar ao “não” no referendo

Syriza vai apelar ao “não” no referendo


Deputada do partido do governo considera acordo “muito duro” e contra o mandato que obteve dos gregos nas eleições de 25 de Janeiro.


O Syriza vai apelar ao povo grego para que vote “não” no referendo de 5 de Julho sobre se a Grécia deve ou não aceitar o acordo com os credores internacionais.

“O Syriza vai apelar ao voto não no referendo” e “estamos seguros que o povo grego vai tornar claro que não aceitará ultimatos da troika”, afirmou uma deputada da Coligação de Esquerda Radical à agência Lusa. “Mas em qualquer circunstância, seja qual for a decisão do povo grego, vamos respeitá-la e queremos sublinhar que a Europa é a nossa casa comum e que a Grécia sempre será parte da Europa.”

A mesma fonte lembrou que a 25 de Janeiro "a vontade do povo grego foi rejeitar o memorando" da troika. “É por isso que perguntamos agora ao povo no referendo se quer aceitar este acordo muito duro, que é contra o mandato que obtivemos no dia 25 de Janeiro, ou se querem responder de uma forma democrática”, disse.

O parlamento grego tem uma sessão extraordinária a partir das 12h (10h em Lisboa) de sábado “para discutir e pedir a aprovação desta proposta de referendo”, revelou a mesma fonte.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou esta noite a convocação de um referendo sobre o acordo possível com os credores internacionais. Também para este sábado, às 14h (13h em Lisboa) está marcada mais uma reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, a três dias do final do prazo para Atenas pagar cerca de 1,6 mil milhões de euros ao FMI. Com Lusa