O Ozadi Tavira Hotel continua a dar cartas na região do Algarve, seja através de várias distinções arquitectónicas – o edifício foi recuperado em 2014 –, seja através de programas mais atractivos e diferenciadores para os clientes. No início de mês, o hotel decidiu tornar-se o primeiro running friendly, para o crescente número de amantes deste desporto, de que não abdicam mesmo em tempo de férias. E para iniciantes, claro está.
A ideia é disponibilizar uma série de serviços ligados à promoção da saúde e do bem-estar tendo a marcha e a corrida como base principal, refere o Ozadi Tavira Hotel em comunicado. Para isto juntou-se ao projecto Run4Excellence e fez parcerias com a Room2Fit e a Adidas. O conceito foi apresentado no primeiro fim-de-semana de Junho e contou com a presença de Vanessa Fernandes e Licínio Pimentel, atletas medalhados que deram a cara pela importância do desporto. Com a ria Formosa por cenário, quem quiser aproveitar as férias para não perder o balanço da corrida conta ainda com a ajuda de Paulo Colaço, treinador com elevada experiência em alta competição, que ajuda quem já é experiente, mas também se disponibiliza para iniciar os estreantes, de forma adequada e com treinos mais personalizados.
Esta é só mais uma das ofertas do Ozadi em termos de bem-estar. Já em Abril o hotel inaugurou os seus fins-de-semana dedicados ao well being, em que começou a disponibilizar passeios de caiaque, massagens de relaxamento, consultas de feng shui, ateliês de comida macrobiótica ou mesmo programas de trekking pela região. O hotel privilegia as parcerias com profissionais da região, mantendo aquela que tem sido a sua prioridade desde a inauguração, o ano passado.
Exemplo disso é o bistrô do Ozadi, que foi nomeado Orangea, o nome do licor de laranja do Algarve que o ano passado foi lançado por duas amigas, e que tem como principal objectivo evitar que as laranjas da região sejam desperdiçadas. O mesmo licor – que aquando do lançamento foi apelidado pelas suas criadoras “o limoncello português, mas com laranjas”, e que actualmente já vai sendo ingrediente em diversos pratos apresentados no restaurante – tem dado o mote a alguns jantares temáticos e festas ao pôr do Sol com direito a degustações de cocktails e pratos com o licor como convidado de honra.
Prémios FAD O Ozadi Tavira Hotel está também em destaque pela arquitectura. Se olhar para ele à chegada a Tavira vai parecer um entre muitos hotéis típicos da região, com uma construção dos anos de 70. No entanto, espere até entrar pelo portão para se deparar com um edifício charmoso e contemporâneo, que não deixou ficar para trás os 50 anos de história que guarda.
O Ozadi está entre os finalistas do Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD) de Arquitectura, que é uma das mais prestigiadas distinções da Península Ibérica. Tendo como casa um edifício que recua a 1958, esta unidade hoteleira foi recuperada em 2014, antes de abrir portas como Ozadi, e tem chamado a atenção pela arquitectura, que se quis dentro do contexto regional e da época, mas com a modernidade exigida nos tempos que correm.
Assinada por Pedro Campos Costa, a recuperação do edifício quis também encontrar “o equilíbrio entre o existente e o contemporâneo […] O edifício procura encontrar o terreno e a envolvente de forma equilibrada e harmoniosa sem deixar de afirmar a sua personalidade e o seu carácter, numa proposta espacial inovadora. Esse foi o desafio determinante para afirmar a eficácia arquitectónica na busca de uma nova proposta de valor do produto turístico”, referiu o arquitecto em comunicado, quando soube da distinção.
No terraço, com vista para o mar, o Algarve estende-se aos pés dos hóspedes que ali tomam o pequeno-almoço. E embora a praia não esteja tão perto – o hotel disponibiliza um serviço de transporte gratuito para chegar a Cabanas de Tavira e daí poder seguir para a praia, com o bilhete do barco já incluído –, também pode optar por ficar na piscina (além do mais há uma pequenina, para as crianças), que já conta com um deck renovado. O espaço está protegido – do vento e de olhares indiscretos – por uma frondosa vegetação, e convida a dias infindáveis de sol, enquanto degusta um cocktail e se dedica à leitura. O Ozadi já inaugurou também um serviço de massagens no deck no hotel, para que possa continuar no exterior enquanto relaxa na mão de profissionais experientes. Nos intervalos, uma sessão de meditação ou uma corrida pelas redondezas podem ajudar a restaurar o corpo e a mente.
Os quartos têm uma inspiração árabe – ou não estivesse tão próximo do Norte de África – com varandas que convidam à leitura e ao relaxamento enquanto olha para a paisagem. E a paisagem pode ser a mais diversa: de um lado campo, do outro lado praia. Do lado oposto, a piscina. Há ainda a sala comum, decorada com objectos da tão portuguesa cortiça e com relíquias arqueológicas que os donos do hotel encontraram em projectos vários.
O hotel conta ainda com uma sala para crianças, com direito a um pequeno pátio, de forma que possa dedicar-se às suas actividades preferidas sem ter de se preocupar com os pequenotes, entretidos com toda a segurança.