É um gesto que tem tanto de ambicioso como de obsoleto. Foi o que fez o artista interdisciplinar Michael Mandiberg, quando decidiu imprimir toda a Wikipedia.
Nos últimos três anos, o nova-iorquino imprimiu toda a Wikipedia de língua inglesa, num projecto a que deu o nome “Print Wikipedia.”
E a que chamou de "visão utilitária do maior acervo de conhecimento da espécie humana e um gesto poético de encontro à futilidade do tamanho do arquivo cibernético".
Tudo somado, são 11,5 milhões de entradas em inglês da enciclopédia na Internet que cabe num livro impresso em 7600 volumes.
O índice ocupa os primeiros 91 volumes e os últimos 36 são uma listagem de todos os nomes que contribuíram para a elaboração dos artigos na Internet. Os volumes estão à venda por cerca de 70 euros (cada um).
Como parte do projecto, Mandiberg tem uma exposição com o nome “From Aaaaa! to ZZZap!”, na qual irá fazer o upload de 11 GB comprimidos para colocar no website Lulu.com, que deverá demorar cerca de duas semanas.
A exposição termina quando o upload estiver completo, será dada uma festa para celebrar o acontecimento e assinalada com compra já confirmada dos 7600 volumes por meio milhão de dólares.