Cimeira de líderes europeus não decide acordo esta segunda-feira

Cimeira de líderes europeus não decide acordo esta segunda-feira


Conversações vão continuar esta semana mas tom é de optimismo.


A chanceler alemã e presidente francês consideram que não há base para que sejam tomadas decisões na cimeira da zona euro, que decorre em Bruxelas. Esta posição surge algumas horas depois do Eurogrupo ter considerado “credíveis” as propostas apresesentadas por Bruxelas, estando agora a analisar o seu impacto na economia grega.

À chegada à cimeira extraordinária, Angela Merkel afirmou que será apenas uma "reunião consultiva", a que hoje junta os chefes de Estado e de Governo dos 19 Estados-membros da zona euro em Bruxelas e que não "há bases para decisões".

Por seu lado, também François Hollande considerou que houve "melhorias" nas propostas de Atenas, mas que ainda nem tudo está "está resolvido". Hollande adiantou, no entanto, esperar que que as conversações desta noite possam levar a um acordo em breve.

Depois do cepticismo com que vários ministros das Finanças entraram para o encontro dos ministros das finanças do euro, Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, falou aos jornalistas num tom positivo, dizendo que acredita num acordo com a Grécia "no fim desta semana".

Nos próximos dias, a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional vão avaliar de modo mais aprofundado as medidas apresentadas com vista a um entendimento.