Incêndios. MAI abre inquérito aos helicópteros Kamov

Incêndios. MAI abre inquérito aos helicópteros Kamov


O inquérito vai incidir sobre “as circunstâncias descritas e apuradas durante o processo de consignação dos meios aéreos próprios pesados do Estado”.


A ministra da Administração Interna determinou esta sexta-feira à Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) a abertura de um inquérito relacionado com os problemas dos helicópteros Kamov.

A abertura do inquérito surge após a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) ter detectado problemas “graves no estado das aeronaves”, que ditaram “a impossibilidade de os helicópteros estarem em plena condição de serem operados”, durante o processo de transferência dos Kamov para a empresa que ganhou o concurso público de operação e manutenção dos aparelhos para os próximos quatro anos.

“Considerando a gravidade de tais factos, bem como das suas consequências em termos financeiros e de disponibilidade destes meios aéreos, a ministra da Administração Interna determinou, por proposta do secretário de Estado da Administração Interna, que a IGAI abrisse inquérito”, refere o Ministério da Administração Interna (MAI), em comunicado.

O inquérito vai incidir sobre “as circunstâncias descritas e apuradas durante o processo de consignação dos meios aéreos próprios pesados do Estado, tendo em vista o apuramento de responsabilidades a que haja lugar nesse âmbito”.

Lusa