O Estádio Maracanã em 1950, palco da final do Mundial
Rio de Janeiro é uma das cidades mais turísticas do mundo. Os pontos turísticos são Corcovado, Pão de Açúcar, Copacabana, Leblon, Ipanema, Arpoador, Lapa e… Maracanã.
Lançada a primeira pedra em Agosto de 1948, a ideia do município carioca é a de que o estádio fique pronto em 1950, a tempo de receber o Mundial.
Como o projecto é megalómano e a mão-de-obra escasseia, o Maracanã abre oficialmente as portas sem estar realmente pronto.
O jogo de estreia é um All Star Game entre um onze com os melhores jogadores do Estado de São Paulo e outro do Rio (3-1 para os visitantes) a uma semana do arranque do Mundial.
Mesmo inacabado, a FIFA dá luz verde para o Maracanã acolher o Mundial — e a final mundialmente conhecida como Maracanazo, entre Brasil e Uruguai. Só em 1965 é que o estádio fica oficialmente concluído. É obra. Mal feita, claro.