A Mota-Engil vai emitir até 190 mil novas obrigações, com o valor nominal unitário de 500 euros e o valor global até 95 milhões de euros com maturidade até 2020, informou esta segunda-feira a construtora.
As novas obrigações vão ser colocadas no mercado através de duas operações: uma oferta pública de subscrição de até 140 mil novas obrigações, cujo valor pode ascender a 70 milhões de euros, e uma oferta pública de troca parcial e voluntária tendo por objecto até 50 mil 'Obrigações Taxa Fixa Mota-Engil 2013/2016', com o valor nominal unitário de 500 euros e global de até 25 milhões de euros.
As novas obrigações contam com uma taxa de juro fixa bruta de 3,90% ao ano, maturidade em 03 de Fevereiro de 2020, e vão ser admitidas à negociação na Euronext Lisbon, lê-se no comunicado enviado pela construtora à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No que toca à oferta pública de troca, a cada obrigação 'Taxa Fixa Mota-Engil 2013/2016' vai corresponder, a título de contrapartida, uma nova obrigação e um prémio em numerário de 14,64 euros.
"Com a oferta pública de subscrição, a Mota-Engil visa obter fundos para financiar a sua atividade corrente e de expansão internacional, bem como dar prosseguimento à estratégia de alongamento de maturidade da sua dívida, de modo a alinhá-la melhor com a geração de 'cash-flow' [fluxos de caixa]", revelou a empresa.
Já a oferta pública de troca "visa permitir à Mota-Engil a substituição de parte da sua dívida com vencimento em 2016 por dívida com vencimento em 2020".
O Caixa – Banco de Investimento é o intermediário financeiro responsável pela coordenação global e assistência à oferta pública de subscrição e à oferta pública de troca.
Lusa