Noite de Santo António em lisboa, primeira noite de fado no Porto. Bate tudo certo. Hoje arranca o Caixa Ribeira, continua amanhã, e é uma espécie de vagabundagem fadista pelas ruas da Invicta, que ocupa espaços clássicos e de visita obrigatória, com algumas das melhores vozes da canção que veste de negro para fazer a festa.
Então atiremo-nos aos nomes para perceber o que é que aqui vai. Hoje há Carminho, Ricardo Ribeiro e Katia Guerreiro, há Marco Rodrigues e Maria Ana Bobone, Rodrigo e Filipa Cardoso, Fado rezado na Igreja de São Francisco, um Barco no Douro com Paulo Cangalhas e Alexandra Guimarães (antes de Maria do Sameiro e Miguel Xavier). Mas também se pdoe entrar na Cave no Cais da Estiva – vai lá estar o quarteto Fernado Oliveira e Costa, Augusto Fernandes, Jorge César e Maria Antónia – e há ainda Fado à Janela, é estar atento e levantar a cabeça, que as vozes vão fazer o mesmo.
Depois, a farra continua amanhã. Outra vez o elenco, outra vez obrigatório. Camané, Gisela João e Maria da Fé. Como hoje, estes artistas principais estão no Palco Caixa (no parque de estacionamento da Alfândega), a prtir das 21h30. Claro que só isto bastava para a romaria, mas há Raquel Tavares e Cidália Moreira, Rodrigo da Costa Félix, Júlio Resende e Carolina (Palácio da Bolsa), Jorge Fernando e Fábia Rebordão no Mercado da Ferreira Borges, o mesmo por onde passam Kiki e Mara Pedro; outra vez a oração cantada, com Frei Hemano da Câmara e José Gonçalez; mais o braco no Douro entre fados, o Cais da Estiva e as janelas, sempre as janelas.
Sobre os preços? um dia custa 28 euros, dois dias ficam a 35. Programa completo? Aqui. É ir aos fados, é essa a solução.