Jorge Jesus não gosta de estar parado e raramente tira férias. Por isso, antes de partir para o estrangeiro, o recém-contratado treinador leonino entregou a sua avaliação do plantel. A opinião de JJ é muito positiva, facto que deixou satisfeita a direcção do Sporting. O técnico tem comunicado com o presidente sobre os mais variados assuntos e a expectativa em Alvalade começa a crescer, pela forma dedicada e atenta ao detalhe que Jesus revela.
Se na Luz a falta de aposta na formação foi sempre uma crítica, há a esperança que o treinador – conhecedor do valor dos jovens da Academia – aposte na qualidade dos talentos de Alcochete. Satisfeito com a matéria-prima existente na equipa principal, JJ pretende acrescentar três jogadores experientes. Além disso, o i sabe que os leões têm esperança que a chegada do técnico bicampeão nacional possa convencer alguns jogadores a ficar em Alvalade. Nomeadamente, André Carrillo. Ojovem peruano já tinha demonstrado intenção de sair (contrato acaba em 2016), mas a direcção leonina espera que o extremo reconsidere, pelo facto de poder trabalhar com um treinador que potenciou bastantes futebolistas no Benfica – alguns acabaram por sair para grandes clubes europeus.
Os primeiros contactos com Jorge Jesus agradaram muito aos responsáveis leoninos, pela visão global e integrada, sem descurar pormenores, que o técnico demonstrou possuir. A mudança de paradigma no futebol verde-e-branco começa por aqui. Otécnico de 60 anos terá mais poderes no clube que Leonardo Jardim e Marco Silva. Por isso, mais elementos chegarão à estrutura leonina, além dos já confirmados (Raul José, Miguel Quaresma, Mário Monteiro, Evandro Mota e Marco Pedroso). E a direcção leonina fará um esforço financeiro maior para tentar segurar os futebolistas mais cobiçados.
As mudanças não se ficam por aqui. É provável que, na próxima época, Bruno de Carvalho deixe de se sentar no banco dos suplentes. Mas não por ter havido qualquer exigência de JJ nesse sentido; o i apurou que o presidente leonino sente já ter passado pela fase de maior aprendizagem da realidade leonina e confia totalmente na ambição de Jesus em vencer e o seu comprometimento para com o clube.Algo que nunca aconteceu com Marco Silva, com quem o dirigente manteve uma relação conturbada durante grande parte da temporada.
Finanças Depois de dois anos de contenção financeira, desde que BdC assumiu a presidência – e com as contas mais equilibradas –, os leões assumem o assalto ao título de campeão nacional. Para isso, abriram os cordões à bolsa para contratar o técnico mais bem pago na história do futebol português. Bruno de Carvalho acredita que Jesus é o homem indicado para fazer o Sporting regressar ao topo. Ao contrário de alguns rumores, a entrada de JJ não esteve (ou está) dependente da entrada de quaisquer investidores ou algum aumento de capital. Fonte do clube garante que não houve prémio de assinatura para o treinador, exigências de garantias bancárias ou cheques.
O aumento da despesa face às épocas anteriores será feito com o orçamento normal do clube. Sem a certeza de entrada na fase de grupos na Champions, e com o patrocinador nas camisolas por definir, os leões não sabem ainda qual será o orçamento do futebol para 2015/16. Caso a receita seja menor que o esperado, há a convicção que activos como William Carvalho, Slimani ou Montero facilmente permitirão um encaixe financeiro considerável.
A especulação sobre a possibilidade de eleições antecipadas também parece não fazer sentido. Fonte do clube garante que BdC pretende levar o mandato até ao fim (2017).