O manager Jorge Jesus e a mudança de paradigma

O manager Jorge Jesus e a mudança de paradigma


Colaboradores que seguem JJ vão ganhar mais que na Luz e técnico terá mais poder que Marco e Jardim. 


“A primeira coisa que eu falo com o presidente não é a parte financeira. Pergunto-lhes: querem um treinador para a estrutura ou querem um treinador que pensa a estrutura?” Se for o primeiro caso, a resposta de Jorge Jesus é simples:“Nem vale a pena falar de dinheiro. Têm de procurar outro. Eu não sou. A partir daqui digo tudo.” As citações são tiradas da palestra do então treinador do Benfica, em Março de 2013, na Faculdade de Motricidade Humana. E ajudam a explicar a mudança de paradigma no futebol do Sporting. Leonardo Jardim e Marco Silva, treinadores contratados por Bruno de Carvalho, nunca tiveram grande margem para se imiscuir em dossiês como reforços da equipa ou escolha de elementos da estrutura. Para assegurar a contratação de Jesus, o presidente leonino teve de abdicar dos plenos poderes que detinha na planificação do futebol.

Jorge Jesus será mais que um simples técnico, equiparando-se à função de manager. Oimpacto far-se-á sentir, antes de mais, no orçamento para 2015/16. Os elementos da equipa técnica que trabalham consigo em campo (R. José, M. Quaresma e M. Monteiro) transitam para Alvalade com salários superiores em cerca de 30%, sendo que Raul José deverá praticamente duplicar o rendimento. Oobservador Marco Pedroso também se muda para Alvalade, assim como o psicólogo Evandro Mota. Além de um ordenado mais alto que na Luz, oi apurou que o brasileiro terá um prémio de meio milhão de euros caso os leões sejam campeões nacionais. Uma diferença abismal comparado com 2014/15:cada jogador terá recebido 10 mil euros pela vitória na Taça de Portugal. Oprémio de Evandro Mota daria para pagar o equivalente ao triunfo na Taça a dois plantéis.

Além dos nomes confirmados, o i sabe que Jesus convidou Lourenço Coelho (director geral para o futebol do Benfica), Bruno Mendes (Benfica Lab) e José Boto (responsável da prospecção encarnada) para o acompanharem no Sporting, tendo recebido uma resposta negativa. Com o quase certo afastamento de Augusto Inácio das funções de director desportivo, o treinador campeão nacional pretende colocar pessoas da sua confiança na nova estrutura que está a criar para o futebol verde-e-branco. Faltam ainda encontrar os nomes para três cargos:um director geral, um director desportivo e um director de comunicação. Da anterior equipa técnica leonina, mantém-se apenas NélsonPereira. O treinador de guarda-redes renovou até 2018.

Contenção? Já era É uma inversão considerável na realidade leonina desde que Bruno de Carvalho assumiu a presidência do clube em 2013. A contenção financeira tem feito parte dos discursos, acompanhada de uma descida das despesas com a equipa principal. Há menos de um mês, em entrevista à Sporting TV, o líder verde-e-branco assumiu que não tinha definido o orçamento para a próxima época, principalmente devido a dois factores:a falta de patrocinador na camisola e a Liga dos Campeões não estar assegurada. “E o facto de terminarmos em terceiro lugar não melhora a situação. (…) Também estamos sobre a égide do fair-play financeiro e de uma reestruturação financeira. Precisávamos de ter clarificado o orçamento e, infelizmente, ainda não o fizemos.” Apesar de tudo, o Sporting avançou para a contratação de Jorge Jesus.

Oorçamento do futebol para 2014/15 ficou-se pelos 25 milhões de euros. Com o reforço da estrutura e os salários bastante superiores da nova equipa técnica (comparando com as épocas de Marco Silva e Leonardo Jardim), os valores aumentarão consideravelmente para a época que começará no próximo mês. OSporting desmentiu que fosse devido à intervenção da Holdimo, de investidores da Guiné Equatorial, ou outros. Ninguém explicou ainda a mudança tão repentina de paradigma, de um clube em contenção financeira para um que terá o treinador mais bem pago da história em Portugal. É provável que durante o dia de hoje a direcção leonina esclareça as dúvidas que têm surgido desde que o treinador bicampeão nacional foi confirmado como sucessor de Marco Silva. Jorge Jesus, que se encontra de férias na Costa Rica, deverá ser apresentado em Alvalade a 1 de Julho.