A Confederação dos Agricultores de Portugal está a promover na Feira Nacional de Agricultura, que decorre em Santarém, o projecto Mãos na Terra, destinado a valorizar a actividade agrícola junto dos consumidores e da sociedade, de maneira a estabelecer um compromisso mais forte dos portugueses com o sector.
O projecto foi inaugurado esta tarde pelo presidente da República, durante a visita que Cavaco Silva fez à feira.
A iniciativa possibilita aos visitantes colocarem virtualmente as mãos na terra, através de um sistema que associa a imagem simbólica de uma mão ao nome da pessoa e ao local do país pelo qual participa.
A CAP definiu para este projecto um conjunto de motivos pelos quais os portugueses poderão colocar as mãos na terra. “Comprar produtos alimentares portugueses”, “privilegiar a dieta mediterrânica” e “preferir produtos com selo de denominação de origem e geográfica protegida” surgem à cabeça de uma lista de dez causas destinadas a motivar os portugueses a revalorizarem a actividade agrícola e partilhar os valores e a cultura do chamado mundo rural.
Para o presidente da confederação, João Machado, “esta é uma oportunidade para que os portugueses se reaproximem definitivamente da terra e dos seus agricultores, partilhando com eles o entusiasmo de produzir alimentos e de contribuir para a recuperação económica do país”.
Para além de interagir no espaço da feira destinado a esta iniciativa, cada visitante poderá manifestar a sua adesão à causa usando a pulseira Mãos na Terra, que se encontra disponível no local.