A contratação de Jorge Jesus pelo Sporting foi recebida com surpresa em muitos sectores encarnados, dos adeptos aos próprios jogadores. O treinador que venceu três campeonatos pelo Benfica em seis épocas estará no banco rival em 2015/16. À noite, antes do jantar com deputados da AR no Estádio da Luz, Luís Filipe Vieira fez uma curta declaração sobre o tema. “O que conquistámos foi fruto de uma estrutura de trabalho profissional. Ninguém constrói nada sozinho, muito menos num clube como o Benfica. Os títulos são sempre fruto do trabalho colectivo”, começou por dizer o presidente encarnado. A estratégia passava por desvalorizar a influência de JJ no clube.
{relacionados}
Em 24 horas, o treinador bicampeão passou de bestial a besta na Luz, como tantas vezes acontece no futebol. “Uma das coisas que mais aprecio nas pessoas é a gratidão. Vou procurar um treinador de carácter, ambicioso e comprometido com o clube”. Mais uma bicada de Vieira. Fonte das águias diz ao i que o líder do Benfica considera que o treinador foi desleal. Não apenas pelo óbvio – saída para o Sporting –, mas porque LFV esperava saber pela boca de JJ que este iria aceitar a proposta de outro clube.
“Ao contrário do que dizem, e dou-lhes a minha palavra de honra, não tenho nenhum pré-acordo com ninguém. Mas tenho uma ideia muito clara do que pretendo para o Benfica. Quero um treinador ganhador, que não tenha medo de apostar nos nossos miúdos, que seja capaz de construir um projecto integrado desde os escalões de formação até ao futebol profissional”, acrescentou Luís Filipe Vieira. A pouca aposta na formação era um dos pontos em discórdia entre o presidente e o treinador bicampeão.
Oacordo para a contratação do sucessor de Jorge Jesus não está ainda fechado. Rui Vitória é o nome mais forte e será provavelmente ele a ocupar o lugar vago no banco da Luz. Otreinador do V. Guimarães é, há muito, o preferido entre a estrutura. Quando a saída de Jesus esteve próxima, em Maio de 2013, após perder todos os títulos num mês, muitos na direcção benfiquista pediram a contratação de RuiVitória. LFV decidiu, sozinho, manter JJ. Há, porém, um novo dado: Marco Silva foi ontem despedido do Sporting e, sabe o i, é agora uma das alternativas a serem ponderadas na Luz. Apesar de Vieira ter ontem dito que o processo de contratação do treinador seria feito “sem pressa”, a apresentação do sucessor de Jesus será feita nos primeiros dias da próxima semana.
despedida anunciada Abordado ontem pelo i num restaurante de Caxias, o lateral Eliseu comentou à hora de almoço: “Não acredito”, disse, enquanto passavam na TV as notícias da ida de Jesus para Alvalade. O lateral, que se mudou de Málaga para a Luz a pedido do treinador, garantiu ainda que ninguém no plantel encarnado tinha conhecimento da transferência do técnico. “Não sei se é verdade se é mentira”, reagiu. Quem não estava distraído era LFV. Há cerca de dois meses que o presidente encarnado sabia dos contactos de JJcom o Sporting. Porém, sempre acreditou que conseguiria convencer o técnico a manter-se na Luz. “Estou desiludido mas não surpreendido”, confessou.
Na segunda-feira os dois estiveram reunidos. Fonte do Benfica garante que Vieira pretendia manter o salário do treinador (quatro milhões de euros por temporada), mas racionalizar o orçamento do futebol e integrar mais jogadores da formação. Jesus terá torcido o nariz e respondido “então o melhor é ir para fora”. As águias sabiam que o técnico tinha rejeitado uma proposta do PSG – que pressupunha uma passagem de um ano por um clube do Médio Oriente, até terminar o contrato de Laurent Blanc, antes de rumar a Paris. No dia seguinte JJ não atendeu os telefonemas do presidente encarnado. A ruptura estava consumada. Outra versão dos acontecimentos é que Vieira não queria contar com Jesus mas pensava que o empresário Jorge Mendes o colocaria num clube estrangeiro.
“Em função das notícias veiculadas ontem e hoje relativamente a um possível compromisso com outra SAD do nosso actual Treinador da equipa principal de futebol, foram encerradas quaisquer negociações relativas a uma eventual renovação do contrato que termina em 30/Jun/2015”, comunicou o Benfica à CMVM, sem mencionar o nome do técnico bicampeão. A imagem de JJ foi também retirada da foto do 34.º campeonato na Megastore do Benfica. Uma novela inesperada, mas que dará ainda muito que falar. Até porque o primeiro jogo oficial da época é um Benfica-Sporting, para a Supertaça, a 9 de Agosto.