O Trip Advisor, um dos mais conhecidos sites de viagens, que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados com turismo, escolheu as melhores praias do planeta para este ano. Hayley Coleman explica que as “praias vencedoras são baseadas em milhões de comentários e opiniões valiosas de viajantes de todo o mundo”. O responsável acrescenta que estes comentários “foram reunidos ao longo de um período de 12 meses”.
01. Baía do Sancho
Ilha de Fernando de Noronha, Brasil
O comentário do Trip Advisor refere que “enquanto se percorre um pequeno caminho não se imagina o que nos espera. A vista paradisíaca parece uma miragem”. A baía do Sancho fica no arquipélago brasileiro de Fernando Noronha, a nordeste da cidade nortenha de Natal. A praia é isolada e limitada em terra por uma falésia. O local é um dos poucos da ilha onde se podem levar embarcações sem danificar a barreira de corais. Entre Janeiro e Junho, época da desova das tartarugas, o local está interdito entre as 18h00 e 6h00.
02. Baía Grace
Ilhas Turcas e Caicos
As ilhas Turcas e Caicos fazem parte das Caraíbas e são um conjunto de ilhas que constituem um território ultramarino do Reino Unido. A baía de Grace está numa das ilhas do Norte, Providenciales, mais conhecida por Provo. A ilha tem apenas 100 quilómetros quadrados e cerca de 24 mil habitantes. A baía oferece praias de areia e mar azul--claro, num território que até 1964 não tinha veículos, estradas, telefones e electricidade. O Clube Med foi o grande impulsionador do turismo que desde 1984 se expandiu para todas as ilhas. A baía tem cerca de 8 quilómetros de comprimento. Está rodeada por centenas de quilómetros de corais e faz parte da rota das baleias--jubarte, que têm um comprimento médio de 12 a 16 metros.
03. Praia do Coelho
Ilha de Conigli, Lampedusa, Itália
No fundo, traduzido, é a praia do Coelho na ilha do Coelho. Uma pequena ilha no mar Mediterrâneo, a sul de Lampedusa, a meio caminho entre Malta e a Tunísia.Os habitantes, através do site destinado a promover a ilha, referem que as praias são “um cenário de sonho, imerso numa atmosfera encantadora, com uma incrível vida marinha e água cuja clareza e cujos tons de azul atraem visitantes e turistas de todo o mundo.
E tudo isto a pouco mais de uma hora de voo de avião a partir de qualquer aeroporto italiano”. A ilha de Conigli faz parte da ilha de Lampedusa, que por sua vez pertence ao arquipélago das ilhas pelágias (Lampedusa, Lampione e Linosa).
04. Praia Paraíso
Ilha de Cayo Largo, Cuba
Nesta pequena ilha na costa ocidental a sul de Cuba, no mar das Caraíbas, Cayo Largo tem apenas alguns resorts, mas há anos que disputa o título de melhor praia do mundo. Os indefectíveis das praias paradisíacas banhadas por águas límpidas e cristalinas não ficam desapontados com o cenário. A ilha começou a ser formada há milhões de anos por calcário, a partir de organismos marinhos semelhantes aos recifes de coral. Em Cuba existem cerca de 4200 ilhas. As águas mornas, a temperaturas que variam entre os 24ºC e os 28ºC graus no Inverno e os 28ºC e os 34ºC graus no Verão, são uma das grandes razões do êxito destas ilhas. Cayo Largo é famosa pelos 27 quilómetros de reserva natural.
05. Praia de Ses Illetes
Ilha de Formentera, Espanha
Há quem lhe chame a “irmã mais nova relaxada de Ibiza”. Nas Baleares, a praia de Ses Ilhetes, a poucos quilómetros por mar de Ibiza, transformou--se numa praia da moda, sobretudo para quem quer descansar da “movida” constante na ilha principal. A praia está protegida pelo município e as sua ervas marinhas foram declaradas Património da Humanidade pela Unesco. Segundos quem ali vive, Formentera é conhecida por ser o último paraíso do Mediterrâneo por ter sabido conciliar o turismo com o meio ambiente. Como apenas há acesso por barco, a ilha é marcada pelo respeito pela natureza e pela sobrevivência da sua cultura.
06. Anse Lazio
Ilha das Seychelles
Não é propriamente uma novidade a nomeação das praias das Seychelles entre as melhores do mundo. A praia Anse Lazio, a noroeste de Madagáscar e a este de Zanzibar, no meio do oceano Índico, é mais uma das paisagens em que o verde, o azul e o branco são as cores dominantes. A praia está cercada de grandes pedras
de granito, mas, ao contrário da maioria das praias nas Seychelles, a praia de Anse Lazio não está protegida por uma barreira de coral. Anse Lazio, na ponta noroeste da ilha, é um postal em todos os locais para onde se olha.
07. Praia Branca
Ilha de Boracay, Filipinas
A ilha de Boracay está a cerca de 300 quilómetros de Manila, numa das muitas ilhas que formam o arquipélago das Filipinas. Além das suas praias de areia branca, Boracay tornou-se famosa por ser um dos principais destinos do mundo para relaxar. Além dos banhos de mar, junto da praia branca há actividades de mergulho, snorkeling, windsurf, kitesurf e parapente. A 4 de Maio de 2014 a foto de uma saudação em português escrita na praia (feliz Dia da Mãe) fez furor nas redes sociais.
08. Praia Flamenco
Ilha Culebra, Porto Rico
Aqualidade da areia e do mar das Caraíbas é meio caminho para as boas classificações obtidas através dos comentários dos turistas. A praia de Flamenco não é excepção. Um espaço na ilha de Culebra, em Porto Rico, conhecido pela excelência da prática da natação, da pesca desportiva e do mergulho. A praia estende-se por 1,6 quilómetros em torno de uma baía em forma de ferradura. Alguns escritores de viagens classificam-na com uma das melhores do mundo. Segundo alguns comentários ainda é possível encontrar carros de combate abandonados pelo exército americano.
09. Praia Whitehaven
Ilha de Whitsunday, Austrália
A praia de uma ilha ao largo de Proserpine, a cerca de 1000 quilómetros de Brisbane, na Austrália, Whitehaven, ou “céu branco”, foi considerada várias vezes pelos australianos a praia mais bonita e mais limpa de todo o território. É um dos locais onde é proibido fumar ou passear o cão. A areia é composta por 98% de sílica pura, que lhe dá uma cor branca brilhante. Como as rochas locais não têm sílica, crê-se que as areias foram trazidas por correntes há milhões de anos.
10. Praia Elafonissi
Ilha de Creta, Grécia
Parece ser comum considerar a praia de Elafonissi, na ilha com o mesmo nome, uma das mais bonitas do mundo. Mas será unânime que esta pequena ilha no Sul de Creta tem a melhor praia da região. Elafonissi, que em grego significa “querida ilha”, é uma reserva natural protegida. Quando está bom tempo pode atravessar-se a pé até Creta. Um dos comentários do Trip Advisor refere que “é uma praia absolutamente deslumbrante e bela. Havia muitas pessoas de muitos países, mas a praia não parece cheia. É muito grande, com muitos locais para nadar. As cores são vivas e translúcidas. Exuberante”.