O Benfica e Jorge Jesus têm hoje mais uma oportunidade para reconquistar a hegemonia no futebol português ao rival FC Porto. Se os campeões nacionais baterem o Marítimo na final da Taça da Liga (19h45), em Coimbra, voltam a ser o clube nacional com mais títulos. No início da época, as águias somavam 72 troféus, contra 74 dos dragões. Entretanto, a equipa orientada por JJ venceu a Supertaça e o campeonato, enquanto a de Lopetegui ficou a zeros. À entrada para o penúltimo jogo de 2014/15 – a Taça de Portugal, entre Sporting e Braga, marca o fim da época –, o marcador assinala um 74-74. Jesus joga hoje o seu primeiro match point (tem outro em Agosto, caso se mantenha na Luz, na Supertaça) para deixar para trás o FCP.
Depois do trágico Maio de 2013, em que perdeu todos os títulos em disputa, Jorge Jesus reergueu um grupo traumatizado e arrancou para duas épocas fantásticas. Em 2013/14 fez o triplete (Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga). Esta época assegurou o bicampeonato e é favorito à conquista da Taça da Liga. No mesmo espaço temporal, o FCPorto apagou-se;nunca na era Pinto da Costa os dragões tinham tido um jejum de títulos tão longo.
Único troféu do Marítimo é de 1925/1926. Equipa de Ivo Vieira quer ficar na história do clube insular
Desde a Supertaça ganha por Paulo Fonseca em Agosto de 2013 (mas referente à época 2012/13), o FCP ficou a zero em 2013/14 e 2014/15. Um fracasso desconhecido para o seu presidente, que não olhou a meios para dotar a equipa, esta época, de condições para dominar as competições nacionais. E um fracasso também para Lopetegui que, depois de tanto bate-boca com Jorge Jesus, não conseguiu vencer um jogo ao rival nem levar a equipa a uma final das taças nacionais.
Foi o outsider Marítimo, de Ivo Vieira, que derrubou os portistas nas meias--finais. Desde 2001 (final da Taça de Portugal, contra o FCP) que os madeirenses não estavam tão perto de conquistar a primeira taça do seu palmarés. Mas o adversário, além de possuir um plantel mais forte, disputa a sua prova “favorita”:desde a sua criação (2007/08), as águias venceram cinco das sete edições. Esta noite perseguem a sexta em oito. Jorge Jesus pode conseguir a sua quinta Taça da Liga e o décimo troféu pelo Benfica. Será esta a despedida pela porta grande do técnico que já bateu (quase) todos os recordes na Luz? Vieira irá propor a continuidade, com um salário mais baixo – JJ aufere 4 milhões de euros por ano. Resta saber se, depois de ganhar o bicampeonato, Jesus está na disposição de ficar com o ordenado reduzido.
Bem com o FCP, mal com o SLB Depois dos festejos do título e da recepção na Câmara Municipal de Lisboa durante a semana, os futebolistas campeões nacionais têm de recuperar a concentração para o último compromisso da temporada. Exceptuando a lesão de Salvio, Jorge Jesus tem todo o plantel disponível para o encontro de Coimbra. Sporting, FCPorto, Paços, Gil Vicente e Rio Ave são os clubes que o Benfica já conseguiu derrotar nas finais da Taça da Liga. Segue-se o Marítimo, vencedor do Grupo B, que causou surpresa ao vencer o FCP por 2-1 na meia-final, após ter estado a perder por 1-0.
Estes serão os 90 minutos mais importantes da época para os futebolistas insulares. Mais de três mil adeptos madeirenses estarão nas bancadas de Coimbra e pela frente está um adversário com 33 jogos consecutivos sem derrotas na Taça da Liga. A caminhada na prova começou com Leonel Pontes, antigo adjunto de Paulo Bento no Sporting e na selecção nacional. Ivo Vieira, que trabalhava com a equipa B do Marítimo, subiu à formação principal para ser o n.o 2 de Pontes. Em Março, Pontes deixou o clube e Ivo ocupou o cargo de treinador principal.Menos de dois meses depois, pode inscrever o seu nome a letras douradas na história do Marítimo. Oúnico troféu que o clube venceu, à excepção das divisões secundárias, foi um Campeonato de Portugal em 1925/26.
Porém, esta época, os verde-rubros estiveram desastrados nos confrontos com o Benfica. Os encarnados venceram confortavelmente, 4-0 nos Barreiros e 4-1 na Luz (apenas há cinco dias). Se o rendimento não subir consideravelmente, a Taça da Liga irá parar ao sítio do costume.
Benfica-Marítimo, 19h45, TVI