Nic Von Rupp recebeu esta quinta-feira o prémio de “Melhor Surfista da Temporada XXL 2014/2015”, numa iniciativa do projecto EDP Mar sem Fim. O surfista da Praia Grande foi o escolhido entre os finalistas, onde estavam também Joana Andrade e António Rodrigues. A distinção a Von Rupp deve-se às várias sessões de remada em ondas grandes que realizou, principalmente na Irlanda (em Março de 2015). A votação foi realizada, numa primeira fase, pelo público no Facebook, e a decisão final partiu de de um júri constituído por personalidades ligadas ao surf, entre os quais Miguel Ruivo, André Pedroso e Nuno Jonet.
{relacionados}
A cerimónia realizada no Oceanário serviu ainda para apresentar as bolsas de exploração para a temporada 2015/16. O objectivo do projecto Mar sem Fim é a descoberta de ondas grandes, desconhecidas e inexploradas em Portugal. Depois de os Açores terem sido eleitos como o destino da primeira exploração, a iniciativa pretende agora alargar a procura de condições de surf XXL a outras zonas de Portugal Continental. A atribuição de bolsas aos surfistas que apresentem as melhores candidaturas pretende dar condições para que a vertente do big wave riding, ainda pouco explorada entre os atletas nacionais, possa crescer. Para a temporada de ondas grandes 2015/2016, os surfistas poderão candidatar-se às seguintes bolsas (através do site oficial do projecto):
Bolsa ‘XXL’ no valor de 3000 euros – Projectos de busca de ondas grandes em Portugal, com vista à obtenção de nomeações Billabong XXL.
Bolsa ‘TOUR’ no valor de 3000 euros – Projectos apresentados onde o objectivo principal é a participação em eventos mundiais de ondas grandes.
Bolsa ‘ROOKIE’ no valor de 750 euros + Convite para Expedição – Projectos apresentados por surfistas com idade inferior a 21 anos (à data do fecho das candidaturas) sendo que o foco está no surf de ondas grandes e perfeitas na remada.
Bolsa “GIRL” no valor de 750 euros + Convite para Expedição – Projectos apresentados por surfistas do género feminino.
Em 2014/15 as bolsas foram entregues a António Silva/Ramon Laureano, Ruben Gonzalez e António Rodrigues. Para a nova edição do Mar Sem Fim, foram criadas as bolsas ‘Tour’ e feminina, enquanto a bolsa ‘Descoberta’ deixou de fazer parte do projecto.