João Sousa. Venha de lá a quarta final da carreira

João Sousa. Venha de lá a quarta final da carreira


Tenista português venceu Federico Delbonis em três sets (6-3, 2-6 e 6-4) e está a um jogo do título no Open de Genebra.


O Open de Genebra e João Sousa parecem ter uma ligação especial. Depois de ter sobrevivido a quatro match-points nos quartos-de-final, contra Pablo Andújar, o tenista português tinha pela frente o argentino Federico Delbonis, nas meias-finais.

Mesmo sendo o único cabeça-de-série do torneio a marcar presença nesta fase, nem por isso João Sousa era considerado favorito, pelo menos a julgar pelas casas de apostas. Delbonis tinha vencido Stan Wawrinka nos quartos-de-final e vinha de uma série de jogos muito consistentes. No ranking, o português mandava, ocupando o 50.o lugar, por oposição ao 74.o do argentino. 

Os tenistas já se tinham encontrado uma vez, na Argentina, com João Sousa a sair derrotado. O passado não seria para repetir, e o tenista vimaranense jogou de forma que isso não pudesse acontecer. Sem medo, João Sousa entrou ao ataque no primeiro set, em que nunca cedeu um jogo, e conseguiu fazer dois breaks, em três oportunidades. Venceu por 6-3 e estava a apenas mais um set vitorioso de alcançar a final.

O segundo set mostrou um João Sousa mais nervoso. As bolas certas do primeiro set começaram a não entrar e Delbonis subiu o nível do seu jogo. Foi a vez de o argentino quebrar o jogo do português duas vezes consecutivas, vencendo por 6-2. Tal como nos quartos-de-final, ambos os tenistas voltavam à terra batida para um duro terceiro set. A experiência seria igual para os dois, já que Delbonis, contra Wawrinka, também tinha perdido o primeiro set, ao passo que João Sousa, frente a Andújar, cedeu o segundo.

A concentração dos tenistas aumentou e ninguém cedeu, até bem perto do final. João Sousa não precisou de salvar um único ponto de break, com o seu serviço a aparecer nos momentos de maior aperto. Delbonis também se aguentou bem, excepto quando teve de servir para levar o jogo a tie-break. Começou bem, mas depressa foi apanhado pelo português, que jogou o tudo por tudo. O primeiro match-point apareceu e Delbonis sobreviveu. À segunda chegou o momento do jogo. Novo match-point, e quando João Sousa se encontrava em boa posição para responder a uma bola fácil do adversário acabou por cair. Mesmo no chão, o português não desistiu e respondeu, sentado. A bola fez o que era preciso e passou para o lado de lá da rede e, na resposta, Delbonis acabou por falhar. Era o ponto da vitória para João Sousa, o 6-4, após uma hora e 52 minutos de jogo.

João Sousa vai estar pela quarta vez na final de um torneio ATP, onde espera alcançar o segundo título, depois do Open da Malásia, em 2013. Pelo caminho ficaram duas derrotas, em 2014, em Bastad e em Metz. A final de Genebra será decidida contra um brasileiro, Thomaz Bellucci, número 60 do ranking ATP, um tenista que João Sousa nunca defrontou. O seu currículo conta com cinco finais singulares de torneios ATP, a que não chega desde 2012. Venceu em três dessas ocasiões.

João Sousa vs. Thomaz Bellucci, às 14h30, na Eurosport 2