Portugal vai voltar a emitir Obrigações do Tesouro (OT), desta vez a seis anos, revelou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) esta sexta-feira, 22 de Maio. O leilão de OT vai acontecer já na próxima quarta-feira, dia 27 de Maio, e pretende ir buscar ao mercado entre 750 e 1.000 milhões de euros. Desde 2010 que a instituição liderada por Cristina Casalinho não emitia Obrigações a seis anos. O último leilão foi em 2010 – quando Alberto Soares estava ao comando do IGCP – e a taxa de juro média conseguida foi de 6,156%.
Actualmente os juros para as Obrigações portuguesas a seis anos, no mercado secundário, estavam a negociar nos 1,43%, tendo mesmo chegado a cair para os 0,907, em meados de Abril, o que significa que Portugal deverá financiar-se a um preço bastante inferior ao conseguido em 2010, antes do resgate financeiro pelos credores internacionais.
Esta semana Portugal emitiu com sucesso Bilhetes do Tesouro a seis e doze meses num valor total de 1.500 milhões de euros. Na maturidade a três meses Portugal conseguiu emitir com uma taxa de juro negativa.