Os Cleveland Cavaliers são uma coisa com LeBron James e outra completamente diferente sem ele. Até o adolescente do Ohio ter sido escolhido no draft em 2003, a equipa nunca fora além de duas finais de conferência – uma em 1975/76 e outra em 1991/92 –, num total de 13 viagens aos playoffs. Durante este período, limitaram-se a vencer quatro eliminatórias num total de 17.
A primeira passagem pelos Cavaliers do extremo considerado o melhor jogador da NBA fez um corte com o passado. Nas duas primeiras temporadas não chegou aos playoffs, mas de 2006 a 2010 teve lugar garantido. Durante esse período, fez história ao oferecer a primeira final da NBA à equipa (perdida para os Spurs por 0-4 em 2007), num total de oito eliminatórias ganhas em 13.
A saída para Miami provocou um novo mergulho na mediocridade, mas o regresso, esta época, não só trouxe de volta o estatuto de candidato a um inédito título como permitiu a LeBron James alcançar um número redondo – as 50 vitórias em jogos de playoffs. O caminho começou a 22 de Abril de 2006, com 21 anos e 113 dias, num triunfo sobre os Washington Wizards por 97-86 em que o jogador esteve os 48 minutos inteiros do encontro em campo e alcançou um triplo-duplo (32 pontos, 11 assistências e 11 ressaltos).
O último passo foi dado na madrugada de ontem, em Chicago, com os Cavaliers a alcançarem um triunfo tranquilo sobre os Bulls por 94-73. Desta vez, LeBron James “só” esteve 41 minutos em campo e não precisou de liderar a equipa da mesma forma, registando 15 pontos, 11 assistências e nove ressaltos num encontro em que terminou com 30% de eficácia de lançamentos de campo (7/23) sem conseguir qualquer triplo (0/4).
“Estou um bocado surpreendido pela forma como estamos a render nos playoffs até ao momento. Há muitos estreantes nesta fase, não só o Dellavedova e o TristanThompson, mas também o Kyrie [Irving] e o Kev[in Love], antes da lesão. Eles querem ser bons, eles querem ser fantásticos e trabalham da maneira correcta todos os dias para o conseguirem”, afirmou no final de uma partida que voltou a deixar marcas em Irving, que saiu a coxear.
LeBron James reforçou a ideia de que está preocupado apenas com o colectivo e quer que os companheiros possam desfrutar do momento. “Foi para isso que voltei para Cleveland”, explicou. Agora, pela quinta vez consecutiva (quatro anteriores em Miami) e pela terceira vez com os Cavaliers, vai jogar a final de conferência.