U2 deram ontem o primeiro concerto da digressão

U2 deram ontem o primeiro concerto da digressão


Primeiras reacções aplaudem o regresso da banda irlandesa aos palcos.


Poucos meses depois do lançamento de “Songs of Innocence”, que levou as novas canções a todas as contas iTunes do mundo a custo zero, os U2 começaram ontem a digressão que leva o disco aos palcos. A tour “Innocence + Experience” apresenta um concerto preparado para arenas fechadas e não para estádios. Mas existem ecrãs gigantes e gaiolas suspensas a partir do tecto. Intimidade (relativa) mas com limites, claro. O primeiro concerto aconteceu ontem à noite em Vancouver, no Canadá, perante 20 mil pessoas.

Escreve o “Telegraph” que foi uma actuação feita de “teatro rock” mas com “um coração verdadeiro, que conseguiu envolver o público no estranho mas maravilhoso mundo dos U2”. O mesmo jornal inglês faz também referência à queda que o guitarrista The Edge deu ao tentar chegar perto da primeira fila da assistência. Um total de quatro palcos fazia com que toda a gente conseguisse ver o espectáculo, “independentemente do local onde estivessem”, conta o “Telegraph”.

Já o Irish Independent destaca momentos como “Bullet the Blue Sky”, “Sunday Bloody Sunday” ou a nova “Raised By Wolves”. “Não houve, compreensivelmente, canções do álbum anterior, ‘No Line on the Horizon’”, diz o relato do jornal irlandês, que continua: “Como o título da digressão sugere, isto não é o ‘Cats’. Este é um espectáculo com uma narrativa sobre a condição humana. Se é sobre alguma coisa, é tanto sobre o sentido da morte (de mães, de vítimas de bombas, de sonhos) como da vida.”

Quanto ao “Vancouver Sun”, jornal da cidade onde aconteceu o concerto, escreveu na edição online que o espectáculo foi “uma viagem conceptual e biográfica através da música dos U2”, com alusões a um “The Wall” dos Pink Floyd, graças à “perda da inocência e à viagem do punk rock à pop de estádio”, expressas nas duas partes distintas da actuação.

Foi este o alinhamento de 24 canções apresentado ontem pelos U2:

 

Set 1

The Miracle (Of Joey Ramone)

Out of Control

Vertigo
I Will Follow

Iris (Hold me Close)

Cedarwood Road

Song for Someone

Sunday Bloody Sunday

Raised By Wolves

Until the End of the World

 

Set 2

Invisible

Even Better Than The Real Thing

Mysterious Ways

Desire

Sweetest Thing

Every Breaking Wave

Bullet the Blue Sky

Pride (In The Name of Love)

The Troubles

With or Without You

 

Encore

City of Blinding Lights

Beautiful Day

Where The Streets Have No Name

I Still Haven’t Found What I’m Looking For