Sessenta deputados britânicos gastaram 71.126 libras (98.200 euros) em telemóveis, ‘tablets’ e computadores portáteis no último mês em que podiam pedir o reembolso ao parlamento, antes das eleições de 07 de Maio, noticiou esta quarta-feira a agência PA.
Os números são relativos a Setembro, último mês do prazo em que podiam pedir o reembolso da despesa, seis meses antes das eleições gerais de quinta-feira passada no Reino Unido.
A Autoridade Independente de Normas Parlamentares (IPSA) escreveu agora aos membros da Câmara dos Comuns envolvidos nestas compras de última hora para se assegurar de que os equipamentos se destinam a usos parlamentares, segundo a Press Association (PA).
Segundo a agência, a iniciativa da IPSA – criada em 2009 para impedir abusos das despesas reembolsáveis – ofendeu alguns dos visados que, não tendo sido reeleitos, são aconselhados a devolver os equipamentos.
Um porta-voz da IPSA justificou a iniciativa afirmando que ela está sustentada “nas normas” vigentes e acrescentou que foi sugerido aos deputados não-reeleitos que cedessem o equipamento “ao seu sucessor ou a alguma organização de beneficência”.
A IPSA está por outro lado a avaliar um reforço das normas que afetam os deputados cessantes para evitar a repetição destas situações.
Um dos deputados que adquiriu equipamentos e que não se candidatou à reeleição foi o trabalhista veterano Peter Hain, que gastou 1.907 libras (2.602 euros) num telemóvel, um ‘tablet’ e um computador portátil e entregou a fatura ao parlamento.
O ex-deputado justificou as aquisições com a necessidade de substituir os equipamentos anteriormente adquiridos, que estavam avariados.
Lusa