Carvalho da Silva não avança para Belém

Carvalho da Silva não avança para Belém


Ex-líder da CGTP já o tinha dito a 1 de Maio. Foi nessa altura que comunicou que não seria candidato aos seus apoiantes.


Foi o próprio Manuel Carvalho da Silva que o confirmou na sexta-feira passada, numa declaração à SIC Notícias, que não é candidato às presidenciais de 2016, apesar de os pormenores só terem sido avançados hoje.

O ex-secretário-geral da CGTP admitiu uma candidatura,  a meio de Março. Numa entrevista à Antena 1, Carvalho da Silva foi confrontado com essa hipótese e confirmou estar a fazer um processo de auscultação para avaliar uma candidatura: “Procurarei não defraudar estas posições e estar disponível.” Em Fevereiro, tinha já admitido isso mesmo à Rádio Renascença e, no comentário semanal na SIC, o ex-líder do PSD Marques Mendes tinha revelado ter informações de que a candidatura estaria para avançar, mas a verdade é que não passou de um embrião.

À SIC, a 1 de Maio, o ex-dirigente sindical foi claro e definitivo: “Não existe a minha candidatura, porque simplesmente não sou candidato. Essa questão não se coloca.”

Em Fevereiro, o i já tinha noticiado que no grupo de apoiantes de Carvalho da Silva (que por agora juntava sobretudo nomes à esquerda do PS) a convicção era que a candidatura não avançaria se na área socialista aparecesse um candidato como Sampaio da Nóvoa, sendo ponderada apenas se o nome a avançar fosse – como esteve em equação – uma figura mais ao centro como António Vitorino.

Agora, já depois de Sampaio da Nóvoa ter oficializado a candidatura presidencial, a TVI deu conta que Carvalho da Silva disse logo na quinta-feira passada ao seu grupo de apoiantes que não avançaria.