FCP. Brahimi e Jackson, a dupla mais sincronizada do mercado

FCP. Brahimi e Jackson, a dupla mais sincronizada do mercado


Não marcavam desde 23 de Fevereiro (ao Boavista, 2-0). Porto vence Setúbal 2-0 com golos de quem? Adivinhou


OFCPorto deixou Setúbal com a missão cumprida. Os dragões venceram o Vitória por 2-0 e mantêm os três pontos de distância (quatro, na prática) para o líder Benfica. A exibição esteve longe de ser boa, mas foi qb para garantir o 15.o triunfo consecutivo no Bonfim para a Liga. Os golos foram assinados por Brahimi e Jackson. Nem o argelino nem o colombiano marcavam no campeonato desde 23 de Fevereiro, quando o Porto bateu o Boavista por 2-0. Mais de dois meses depois, a equipa de Lopetegui repetiu o resultado. Com a particularidade invulgar deBrahimi e Jackson terem começado e acabado o jejum de golos ao mesmo tempo. Melhor que isto só na natação sincronizada.

Desde Agosto de 2013 que o FCPorto não vencia abaixo doMondego (10 jogos no total). Como se isso não bastasse, entrava em campo ainda mais pressionado devido à vitória do Benfica em Barcelos. Só um desfecho era aceitável para Lopetegui. O treinador espanhol lançou o melhor onze (Danilo, castigado, Tello, lesionado, e Fabiano, por opção, estavam de fora) e os dragões fizeram o que se esperava. O domínio territorial e de bola encostavam o V. Setúbal à área de Raeder.O futebol portista já conheceu melhores momentos esta época; mas mesmo longe do seu potencial, a equipa conseguiu chegar à vantagem em apenas 15 minutos. Brahimi aproveitou um cruzamento de Ricardo e rematou certeiro. O1-0 retirava alguma da pressão à formação portista.

Martins Indi entrou pouco depois para o lugar de Marcano, que se lesionou num lance com Suk. Nada mudou no jogo, já que a defesa portista praticamente não era testada. Os sadinos não conseguiam surpreender no contra-ataque e o Porto chegava ao intervalo com 75% de posse de bola e mais seis remates (só um com perigo, por Quaresma). A emoção tinha fugido do Bonfim.

Em vantagem, o FCP entrou ainda mais sonolento na segunda parte. A equipa não parecia com vontade de correr mais do que o estritamente necessário para sair de Setúbal com os três pontos.A melhor oportunidade saiu da cabeça de Suk, aos 77 minutos, com Helton a fazer uma grande defesa. Se ainda havia dúvidas, ficaram desfeitas:oregresso do experiente guardião brasileiro, após a derrota em Munique, foi uma opção acertada de Lopetegui. Após três jogos com Helton, um deles na Luz, a baliza dos dragões continua invicta.

Os sadinos bem tentavam criar mais lances para surpreender a defesa portista, mas o susto despertou os dragões. Jackson desfez as dúvidas nos descontos, voltando à liderança isolada dos melhores marcadores (Jonas tinha igualado em Barcelos). OV. Setúbal mantém a vantagem de três pontos sobre o Gil Vicente, 17.o classificado.

Com um calendário complicado nas últimas três jornadas (Moreirense fora, Arouca em casa e Sp. Braga fora), a equipa de Bruno Ribeiro ainda tem muito para sofrer. OFCP tem de fazer nove pontos e esperar que o Benfica se espalhe ao comprido.