5 erros que comete no hipermercado e que arruínam o orçamento

5 erros que comete no hipermercado e que arruínam o orçamento


Todos nós sabemos que ir ao supermercado acaba por fazer com que seja gasto mais dinheiro do que era necessário. Isto porque dificilmente compramos apenas o que está na lista. Mas nem tudo é apenas culpa sua. O hipermarcados têm vários truques para levar o consumidor a comprar mais. Na véspera de promoções, veja a…


Todos nós sabemos que ir ao supermercado acaba por fazer com que seja gasto mais dinheiro do que era necessário. Isto porque dificilmente compramos apenas o que está na lista. Mas nem tudo é apenas culpa sua. O hipermarcados têm vários truques para levar o consumidor a comprar mais.

Na véspera de promoções, veja a lista de truque que o especialista em consumo Martin Lindstrom fez e que foi partilhada pelo “MarketWatch”.

1 – O carrinho de compras – Muitas vezes olhamos para o carrinho e, como temos poucas coisas, a tendência é pensarmos que não faz mal comprar mais uns artigos.

2 – Sentido contra-relógio – Muitos supermercados possuem uma estrutura que faz com que o consumidor ande por eles em que os principais produtos ficam à direita. Isto porque grande da população é destra.

3 – Produtos frescos e flores na entrada – Muitas vezes isto acontece porque dá a ideia de que tudo é fresco e vale a pena comprar.

4 – Promoções atractivas – Promoções do género “pague 1 e leve 2” nem sempre compensam. Principalmente quando apenas precisa de um produto e acaba por gastar dinheiro num outro, sem que seja preciso.

5 – A posição dos elementos mais comprados – alguns dos elementos mais comprados, como ovos e água, estão sempre muito longe da entrada. Isso obriga o consumidor a andar e a ver o que há. Isto acaba sempre por fazer com que encontre mais produtos. Mais uma vez, muitas vezes acabamos por comprar sem precisar.