Todos nós sabemos que ir ao supermercado acaba por fazer com que seja gasto mais dinheiro do que era necessário. Isto porque dificilmente compramos apenas o que está na lista. Mas nem tudo é apenas culpa sua. O hipermarcados têm vários truques para levar o consumidor a comprar mais.
Na véspera de promoções, veja a lista de truque que o especialista em consumo Martin Lindstrom fez e que foi partilhada pelo “MarketWatch”.
1 – O carrinho de compras – Muitas vezes olhamos para o carrinho e, como temos poucas coisas, a tendência é pensarmos que não faz mal comprar mais uns artigos.
2 – Sentido contra-relógio – Muitos supermercados possuem uma estrutura que faz com que o consumidor ande por eles em que os principais produtos ficam à direita. Isto porque grande da população é destra.
3 – Produtos frescos e flores na entrada – Muitas vezes isto acontece porque dá a ideia de que tudo é fresco e vale a pena comprar.
4 – Promoções atractivas – Promoções do género “pague 1 e leve 2” nem sempre compensam. Principalmente quando apenas precisa de um produto e acaba por gastar dinheiro num outro, sem que seja preciso.
5 – A posição dos elementos mais comprados – alguns dos elementos mais comprados, como ovos e água, estão sempre muito longe da entrada. Isso obriga o consumidor a andar e a ver o que há. Isto acaba sempre por fazer com que encontre mais produtos. Mais uma vez, muitas vezes acabamos por comprar sem precisar.