Um erro de Salman Rushdie que o mundo literário agradece


Salman Rushdie “was just fooling around” e partilhou acidentalmente as suas preferências literárias através do site GoodReads.   O escritor britânico pensava que se tratava de um fórum privado, segundo explica o Independent, e a sua “brincadeira” tornou-se viral.   O vencedor do Booker Prize em 1981, com o livro ‘Os Filhos da Meia-Noite’ e…


Salman Rushdie “was just fooling around” e partilhou acidentalmente as suas preferências literárias através do site GoodReads.
 
O escritor britânico pensava que se tratava de um fórum privado, segundo explica o Independent, e a sua “brincadeira” tornou-se viral.
 
O vencedor do Booker Prize em 1981, com o livro ‘Os Filhos da Meia-Noite’ e a quem foi lançada uma fatwa após a publicação dos ‘Versículos Satânicos’, deu apenas uma estrela ao livro ‘Lucky Jim’, um dos mais conhecidos de Kingsley Amis, e três estrelas a ‘Mataram a Cotovia’, obra com a qual Harper Lee venceu o Pulitzer.
 
‘Apanhado’ por vários utilizadores que o seguiam no GoodReads, Salman Rushdie decidiu reagir às críticas, dizendo que estava a “fazer experiências no site”. 
 
“Às vezes sou tão trapalhão nestas redes sociais. Eu pensava que estas notas eram privadas e que serviam para dar informações ao site sobre o tipo de livros que me deviam ser recomendados ou não. Afinal são públicas. Sou um estúpido”, escreveu o autor.
 
“De qualquer forma, eu não gosto do trabalho de Kingsley Amis. Não tenho de me justificar ou explicar. É permitido [ter opinião]”, acrescentou.
 
Mais tarde, Salman Rushdie disse ao Independent que estava “apenas a brincar” naquele site e que as suas notas “não são para levar a sério”. O mundo literário agradece, é um erro que parece abençoado – sabemos sempre quais os livros que os autores gostam, mas nunca aqueles que odeiam.