Keithroy Cornelius, já sabe quem é? Claro que sim, é o internacional mais velho de sempre a marcar. Em todo o mundo. Ah bom, assim sim. Daqui para a frente é muito mais fácil falar de Ricardo Carvalho. Aos 36 anos e 315 dias, o central torna-se o goleador português mais veterano da história com aquele cabeceamento no coração da área, após cruzamento da direita de Coentrão, a selar o 1-0 à Sérvia na Luz.
Nessa ilustre lista dos mais velhos há nomes do nosso contentamento no top 5. Okay, o primeiro até nem é dos mais famosos (Aleksandar Duric, Singapura: 42 anos e 105 dias num 3-0 à Malásia em 2012), mas a partir daqui é sempre a abrir. Veja lá bem este trio: o camaronês Roger Milla (42 anos e 39 dias no 6-1 da Rússia no Mundial-94), o guadalupe Jocelyn Angloma (41 anos e 214 dias num 2-1 às Honduras em 2007) e o inglês Stanley Matthews (41 anos e 248 dias no 1-1 vs. Irlanda do Norte em 1956).
Adivinhe quem está em oitavo? Um homem do nosso futebol, vencedor de uma Taça de Portugal por um clube e bicampeão nacional por outro, ambos da mesma cidade.E esta, hein?! Pois bem, abram alas para Russell Latapy (Porto e Boavista). Com um golo aos EUA em 2008, aos 40 anos e 74 dias, o tobaguenho entra no top 10 num abrir e fechar de olhos.
E nós, por cá? Rui Rodrigues atira-se ao recorde em Novembro de 1975, aos 32 anos e 184 dias.Em Alvalade, o central do Vitória de Guimarães marca um livre directo a Clemence (Inglaterra). É sem espinhas, 1-0.
Supera-o Nené, com 34 anos e 214 dias, a 20 de Junho de 1984, em pleno Euro de França. É o tudo ou nada da fase de grupos, com a Roménia, em Nantes, e o benfiquista marca a nove minutos do fim (1-0), assistido por Sousa. Dois anos e tal depois joga-se o apuramento para o Euro 88. Em Berna há mais portugueses nas bancadas que suíços. “É chato dizer isto, mas desta vez o ambiente de Berna não foi benéfico para os suíços, mas sim para Portugal. Jogámos no estrangeiro”, diz Daniel Jeandupeaux, o seleccionador da Suíça. O apoio popular só ganha outro élan com o 1-1 de Manuel Fernandes, a quatro minutos do fim e a passe de Adão. O sportinguista tem então 35 anos e 137 dias e o seu nome só perde agora o lugar mais cimeiro deste ranking.
Tudo porque Carvalho se intromete entre Ivanovic e Stojkovic para o 1-0. É o seu quinto golo na selecção, o primeiro desde aquele ao Brasil em Fevereiro de 2007, noEmirates (Londres). Daí para cá levanta oito títulos (cinco no Chelsea e três no Real Madrid), mas nada de golos. Por Portugal, queremos dizer. É o maior período de espera nacional de sempre – em termos mundiais, o recorde convive ainda com o inglês TonyAdams (11 anos entre um golo e outro). Só para fechar o assunto: o último golo de Ricky (assim conhecido no mundo da bola por amigos e assim) é em Madrid, vs. Levante, em Fevereiro de 2011, a passe de Ronaldo.