Os vinhos do Alentejo querem ganhar mais expressão e notoriedade no Brasil.
Uma das formas mais importantes de o fazer é dá-los a conhecer aos brasileiros nos locais mais apropriados, os restaurantes. Partindo desta premissa, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais, organizou, pela segunda vez, um concurso destinado a escanções (ou sommeliers, que é a mesma coisa), do Brasil.
O vencedor, conhecido a semana passada, é Eduardo Silva, escanção do restaurante Ostradamus, de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.
A 1ª etapa da 2ª edição do concurso, que envolveu 47 sommeliers das cidades brasileiras de Florianópolis, S. Salvador da Bahia, Porto Alegre e Brasília, foi realizada em Setembro de 2014, no Brasil. Baseada num workshop dirigido pelo crítico de vinhos português Rui Falcão, foram apresentados alguns dos conceitos-chave da região do Alentejo, como o seu historial, terroir e perfil dos vinhos. De seguida, os concorrentes participaram numa prova de vinhos onde foram convidados a aferir as mesmas características singulares e finalizaram respondendo a um exame escrito. Através dos resultados deste teste, foram seleccionados 2 representantes de cada cidade, perfazendo um total de 8 finalistas que vieram a Portugal, conhecer de perto a realidade e as especificidades da região alentejana.
Mais do que o prémio, os oito finalistas da 2ª edição levam consigo o facto de terem conhecido de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs, no contacto de uma semana com os produtores do Alentejo. O programa da visita teve como objectivo o contacto real dos sommeliers brasileiros com os produtores e enólogos da região alentejana. A final foi composta por um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o grande vencedor recebido como trofeu um decanter de cristal gravado, da Riedel e o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2015”.
O júri foi constituído por Rui Falcão, jornalista e crítico de vinhos português, Duarte Calvão, o especialista gastronómico e director do festival anual Peixe em Lisboa e ainda Dora Simões, presidente da CVR Alentejana.
O Brasil é um dos principais mercados de importação de vinhos do Alentejo. Em 2014, a região alentejana, que é também a preferida à mesa dos consumidores portugueses, registou mais de 3 milhões de litros de volume exportado para o mercado brasileiro, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.