A gama Adam vai ficar mais completa a partir de Novembro com a chegada do Rocks, uma variante de aspecto um pouquinho mais radical a que os responsáveis da marca chamaram de mini crossover. Vai estar disponível no mercado nacional a partir de Novembro com uma única motorização, o novo 1.0 turbo de 115 cavalos e num único nível de acabamento. O preço é de 18 695 euros.
O Opel Adam Rocks vem inaugurar um novo nicho de mercado e será exactamente isso, um carro de nicho, para os que gostam de um automóvel de três portas diferente, bem equipado, confortável e silencioso e onde possam fazer, com mais alguma tranquilidade uns percursos por estradões de terra de bom piso, já que o Rocks tem a suspensão levantada 15 mm em relação ao Adam normal. Específicas são também as protecções de carroçaria em cinzento escuro.
Com 3,75 metros de comprimento este carro foi alvo de várias atenções por parte dos designers da marca que desenvolveram novos materiais, revestimentos e elementos decorativos, como o tejadilho de abrir Swing Top em tecido, que pode ser aberto ou fechado em cinco segundos a velocidades até 140 km/h.
A novidade mais importante é o novíssimo motor 1.0 Turbo ECOTEC com injecção directa de gasolina, que será parte importante da renovação da gama de motores que a Opel está a efectuar. Embora disponível em duas versões de potência, 90 e 115 cv, só a mais musculada será comercializada em Portugal. Este motor, a partir de Novembro, estará também disponível no Adams, em ambos os casos acoplado à também nova caixa manual de seis velocidades. Consegue atingir 195 km/h e acelerar de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos. O novo motor recorre a tecnologias avançadas como a injecção directa de gasolina em alta pressão, distribuição variável, bomba de água comutável, colector de escape integrado na cabeça do motor e turbocompressor single scroll. O consumo indicado pelo fabricante é de 5,1 l/100 km, em ciclo misto. O sistema Start/Stop faz parte do equipamento de série. Esta motorização cumpre com a norma de emissões Euro 6 e eleva a fasquia em matéria de refinamento entre os motores de três cilindros, garantindo níveis de ruído e vibrações extremamente baixos. E foi, de facto, o silêncio e o refinamento do seu trabalhar que mais me espantou durante a apresentação internacional que decorreu a semana passada na Letónia, que conjuntamente com a Estónia e a Lituânia formam o trio de de países do Mar Báltico.
Percorremos umas centenas de quilómetros, tendo como ponto de partida Riga, a capital, e pudemos apreciar o bom comportamento do mini crossover no esburacado, rugoso e, às vezes inexistente, asfalto das estradas da região. Voltamos a repetir: o trabalho feito na insonorização, quer do motor, quer do carro é mesmo notável.
Direccionado a uma clientela mais jovem, o Adam Rocks está equipado com o sistema IntelliLink de informação e entretenimento, com todas as opções de conectividade multimédia e aplicações. Permite a integração de funções de smartphones que operam com sistemas Android e Apple iOS, passando os respectivos comandos para o automóvel. Desde logo, é possível efectuar chamadas telefónicas e seleccionar ficheiros de música sem perder a concentração na condução. Recorrendo ao sistema de comando por voz Siri Eyes Free, é possível ouvir mensagens SMS e até ditar SMS e e-mails sem tirar as mãos do volante. Com o automóvel parado, o IntelliLink permite visionar fotografias e filmes vídeo no ecrã táctil policromático de sete polegadas. A utilização do sistema é fácil e intuitiva. A Opel não é de falsas modéstias e, graças ao IntelliLink, reclama para o Adam o estatuto de automóvel com melhor conectividade no mercado.
A gama regista a entrada de novas cores de carroçaria, tais como o amarelo vibrante Goldbusters, e várias opções de decoração para o tejadilho. Para maximizar as possibilidades de personalizar o habitáculo, há novas cores, painéis e revestimentos que são exclusivos do Rocks.
O Adam Rocks levou apenas 12 meses da fase de concept car à produção em série. Uma vez concebido no Centro Internacional de Desenvolvimento Técnico da Opel em Rüsselsheim, o modelo passou à produção na fábrica de Eisenach, na Alemanha, onde nasce toda a gama Adam.