Jornal i. Revisão dos prémios dados


Desde a sua fundação, em 2009, que o jornal i tem ganho todos os anos várias distinções jornalísticas que estão agora em exposição na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Na área do design destacam–se os prémios Melhor Jornal Europeu, em 2009 e 2010, atribuído pela European Newspaper Award; o prémio de Jornal mais bem…


Desde a sua fundação, em 2009, que o jornal i tem ganho todos os anos várias distinções jornalísticas que estão agora em exposição na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Na área do design destacam–se os prémios Melhor Jornal Europeu, em 2009 e 2010, atribuído pela European Newspaper Award; o prémio de Jornal mais bem Desenhado do Mundo, atribuído em 2010 pela Society for News Design; os prémios ñh na categoria Lo Mejor Diseño Periodístico España & Portugal, nos anos de 2009, 2010, 2012 e 2013, também atribuídos pela Society for News Design, na sua edição espanhola; várias medalhas de bronze a prata atribuídas pela Malofiej, na área da infografia, considerados os Pulitzer desta categoria, ou ainda a nomeação, em 2010, para os prémios Design & Art Direction, da organização britânica, que engloba comunidades criativas de design e publicidade de todo o mundo.

Quanto aos textos distinguidos, é possível recordar trabalhos como “Amor e uma autocaravana” (2010), “Alice esperou 38 anos para matar o marido” (2011) ou “Na Biblioteca Nacional os cegos lêem em mão de igualdade” (2012).

Além destes títulos também estão expostas reportagens fotográficas, resultado de trabalhos em locais tão distintos como Timor ou o Barreiro. Em resumo, política e sociedade, desporto e cultura, são várias as áreas editoriais representadas.

Tudo para ver na Santa Casa, no edifício do Largo Trindade Coelho, em Lisboa. Até ao final do mês de Março será possível visitar esta exposição, onde figuram 20 placards expostos ao longo dos principais corredores do edifício, aberto ao público e com entrada livre. Uma exposição que não ficará por aqui e que em breve se fará também de forma itinerante.