Externalização de produção da RTP permite poupança entre três e quatro milhões


O presidente da RTP, Alberto da Ponte, indicou hoje no Parlamento que a externalização da produção da RTP numa RTP Meios privada permite poupanças entre três e quatro milhões de euros”. A produção da RTP “não tem clientes fora da RTP”, explicou ainda o gestor aos deputados na Comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania…


O presidente da RTP, Alberto da Ponte, indicou hoje no Parlamento que a externalização da produção da RTP numa RTP Meios privada permite poupanças entre três e quatro milhões de euros”.

A produção da RTP “não tem clientes fora da RTP”, explicou ainda o gestor aos deputados na Comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.

Alberto da Ponte lembrou que o contrato de concessão de serviço público, que se encontra em discussão pública e será assinado entre o Estado e a RTP até ao final do ano, prevê na sua cláusula n.º19 que o concessionário do serviço público “deve manter um mínimo de produção interna”, justificando desta forma a operação de externalização que está a ser montada.

A administração da estação pública comunicou aos sindicatos que pretende passar 300 trabalhadores e meios técnicos de produção para uma unidade da empresa – a RTP Meios – com a intenção de a privatizar no futuro.

A operação está na origem de várias perturbações na paz social da empresa. A redação da estação pública de televisão determinou no passado dia 15, em plenário, a perda de confiança na Direção de Informação, por esta ter aceitado “participar num processo ilegítimo”, que culminou “na elaboração de listas de mobilidade” para a unidade a privatizar, acusam.

“A Direção de Informação, que repetidamente invoca o mérito como medida da sua decisão, aceitou participar num processo ilegítimo e nos antípodas de quaisquer boas práticas de gestão conhecidas. Esta conduta, desrespeitando a dignidade devida às pessoas, conduziu a que a redação tenha perdido a confiança na Direção de Informação”, indicou na altura o Conselho de Redação da RTP/TV através de um comunicado.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa