O presidente da RTP, Alberto da Ponte, anunciou hoje no Parlamento que a capacidade de produção da RTP no Porto ficará esgotada com a programação da RTP2, garantindo que “não há intenção de pôr lá a RTP internacional”.
O centro de produção da RTP no Porto passou das 902 horas de produção em junho de 2012 para as 1.089 horas em junho de 2013 e será de 2038 horas em janeiro de 2014, dedicadas à programação da RTP2, indicou o gestor aos deputados na Comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.
“Isto esgota a capacidade de produção do estúdio do Porto. Não há intenção de pôr lá a RTP Internacional. A nossa intenção é pôr lá a RTP2”, garantiu Alberto da Ponte.
O gestor reconheceu que o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, revelou no passado dia 9, na mesma comissão parlamentar que “a RTP Internacional poderia ter a sua sede no Porto”, mas teve já “a ocasião” de explicar ao governante que “não havia espaço” no centro de produção do Porto para a RTP Internacional.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa