Al-Jazeera América arranca emissão nos EUA na terça-feira


A Al-Jazeera América, o canal norte-americano da cadeia de televisão do Qatar, inicia na terça-feira a sua emissão nos Estados Unidos com uma programação que pretende oferecer “informação aprofundada” e “menos opinião”. Para cumprir esse objetivo, foram contratadas pela estação figuras conhecidas da televisão norte-americana, como John Seigenthaler, Antonio Mora e Soledad O”Brien, para apresentarem…


A Al-Jazeera América, o canal norte-americano da cadeia de televisão do Qatar, inicia na terça-feira a sua emissão nos Estados Unidos com uma programação que pretende oferecer “informação aprofundada” e “menos opinião”.

Para cumprir esse objetivo, foram contratadas pela estação figuras conhecidas da televisão norte-americana, como John Seigenthaler, Antonio Mora e Soledad O”Brien, para apresentarem mais de 14 horas de emissão diária, segundo a agência espanhola Efe.

“Não somos entretenimento. Somos um canal de informação baseado em factos”, sublinhou o conselheiro delegado da estação, Ehab Al Shihabi, em conferência de imprensa no final da semana passada.

A Al-Jazeera América vai iniciar a sua emissão na terça-feira, pelas 15:00 locais (21:00 em Lisboa), nas instalações ocupadas até agora pelo canal Current TV, do qual foi proprietário o antigo vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore até ao momento da aquisição, no início deste ano, pelo grupo do Qatar por 500 milhões de dólares (375 milhões de euros).

A nova estação de televisão conta ainda com quase 900 trabalhadores, divididos pelas 12 delegações previstas nos Estados Unidos.

Além das delegações em Nova Iorque, Los Angeles e Washington, serão também abertas delegações em cidades como Seattle, Nova Orleães, Nashville e Denver.

Atualmente, a Al-Jazeera América só vai chegar a 48 milhões de lares via cabo, o que representa quase 50% do total dos norte-americanos, estando por isso a negociar com vários operadores para estender a distribuição do sinal.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico