Jornal The Boston Globe vendido a proprietário de equipa de basebol


O New York Times anunciou hoje a venda do jornal The Boston Globe, por mais de 52 milhões de euros, ao proprietário de uma equipa de basebol local. Com esta venda, de 70 milhões de dólares, o principal jornal norte-americano obtém uma receita de menos de 10 por cento do valor que pagou pelo título…


O New York Times anunciou hoje a venda do jornal The Boston Globe, por mais de 52 milhões de euros, ao proprietário de uma equipa de basebol local.

Com esta venda, de 70 milhões de dólares, o principal jornal norte-americano obtém uma receita de menos de 10 por cento do valor que pagou pelo título The Boston Globe em 1993: 1,1 mil milhões de dólares, cerca de 820 milhões de euros.

“O jornalismo premiado do The Boston Globe, bem como a sua história rica e tradição de excelência, tornaram-no numa das empresas de media mais respeitadas do país”, declarou o comprador, John W. Henry, o principal proprietário da equipa dos Boston Red Sox.

A venda incluiu ainda outros títulos pertencentes ao grupo The Times em New England – a região de Boston -, tais como o sítio na internet Boston.com, a empresa de marketing Globe Direct, e o The Worcester Telegram & Gazette, um jornal local de Massachusetts.

O The Globe tem enfrentado quebras na circulação e na publicidade, enquanto a The Times Company tem estado a vender os seus jornais regionais, nos últimos anos, para se focar no seu jornal principal.

Com 141 anos, o The Globe pertenceu a uma família de Boston, os Taylors, desde 1873, até ter sido adquirido pelo The Times, naquela que foi a compra com o preço mais elevado de um jornal norte-americano.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa