Marinha Portuguesa condecora Garrett McNamara


O surfista havaiano Garrett McNamara, que surfou a maior onda do mundo na Nazaré, vai ser condecorado com a Medalha Naval de Vasco da Gama, anunciou hoje a Marinha portuguesa. De acordo com uma nota enviada às redações, a condecoração “irá ser concedida em consequência da sua extraordinária carreira de praticante de surf, marcada por…


O surfista havaiano Garrett McNamara, que surfou a maior onda do mundo na Nazaré, vai ser condecorado com a Medalha Naval de Vasco da Gama, anunciou hoje a Marinha portuguesa.

De acordo com uma nota enviada às redações, a condecoração “irá ser concedida em consequência da sua extraordinária carreira de praticante de surf, marcada por desempenhos de excelência, e do exemplo de disciplina, perseverança, sacrifício e elevado profissionalismo, que contribuíram significativamente para a promoção e divulgação da Marinha e de Portugal”.

A 29 de julho, o surfista irá receber do chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes, a Medalha Naval de Vasco da Gama.

A Medalha Naval de Vasco da Gama, atribuída pela Marinha portuguesa, destina-se a galardoar “atos meritórios ou serviços relevantes prestados no mar ou em atividades com elas relacionadas”, explica a mesma nota.

A cerimónia terá lugar às 16:30 no Salão Nobre do Instituto Hidrográfico, em Lisboa.

Segundo a Marinha estarão presentes representantes diplomáticos dos Estados Unidos da América e da Noruega, da autarquia e entidades locais da Nazaré, de vários institutos e organismos do Governo, da Marinha, da Federação Portuguesa de Surf, e do setor empresarial.

Garrett MacNamara está ligado à Nazaré no âmbito da Zon North Canyon Show, um projeto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista e desenvolvido pela Nazaré Qualifica com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de McNamara e o quotidiano da vila.

O surfista fez história, a 01 de novembro de 2011, ao surfar a maior onda de sempre, na Praia Norte, na Nazaré.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa