Dois jornalistas moçambicanos finalistas de prémio CNN MultiChoice 2013


Os jornalistas moçambicanos Lázaro Mabunda e Selma Inocência passaram à final do prémio de jornalismo CNN Multichoice 2013, anunciou hoje o painel do júri independente da competição, presidido pela sul-africana Ferial Haffajee. Esta é a segunda vez que Selma Inocência, jornalista da Miramar, detida pela Rede Record, do Brasil, é apurada para a fase final…


Os jornalistas moçambicanos Lázaro Mabunda e Selma Inocência passaram à final do prémio de jornalismo CNN Multichoice 2013, anunciou hoje o painel do júri independente da competição, presidido pela sul-africana Ferial Haffajee.

Esta é a segunda vez que Selma Inocência, jornalista da Miramar, detida pela Rede Record, do Brasil, é apurada para a fase final do concurso.

Em 2011, Selma Inocência sagrou-se vencedora do prestigiado troféu CNN Multichoice Jornalista Africano na categoria de Notícias Gerais de Expressão Portuguesa.

O jornalista Lázaro Mabunda, do jornal O País, pertencente ao Grupo Soico de Moçambique, é nomeado para esta fase do concurso pela primeira vez.

A fase final do concurso é disputada por 27 candidatos, incluindo o jornalista angolano Domingos Bento, do Semanário Novo Jornal, que concorre para o galardão também da categoria de língua portuguesa.

Desde a instituição do prémio, cinco jornalistas moçambicanos já venceram o prestigiado troféu CNN Multichoice Jornalista Africano na categoria de Notícias Gerais de Expressão Portuguesa.

O vencedor do prémio deste ano será conhecido no dia 12 de outubro, durante uma gala a ser realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Além dos dois jornalistas de Moçambique e o de Angola também concorrem ao prémio profissionais de Gana, Quénia, Ilhas Maurícias, África do Sul, Senegal, Nigéria, Uganda, Argélia e Egipto.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa